Notícia no detalhe
HFM realiza I Seminário sobre Violência nesta terça-feira
Desde que começou a notificar os casos de violência atendidos no Hospital Ferreira Machado, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HFM percebeu a necessidade de promover um debate sobre o assunto, envolvendo setores internos do hospital e diversos segmentos da sociedade. Por isso, nesta terça-feira (31), acontece o I Seminário sobre Violência do HFM. A partir das 9h, no Centro de Estudos do hospital, representantes do Ministério Público, Conselhos Tutelares, Promotorias da Infância e da Juventude, Juizado da Violência Doméstica e Familiar, Secretaria Municipal de Justiça, Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, Núcleo de Vigilância do Idoso, Fundação Municipal da Infância e Juventude, CREAS Mulher, entre outros, vão estar debatendo o assunto.
Assim como já ocorre com as diversas doenças que devem ser notificadas às autoridades municipais, estaduais e federais, a notificação dos casos de violência também passou a ser obrigatória desde janeiro desse ano. O Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HFM, no entanto, antecipando-se à lei, já vinha fazendo essas notificações desde janeiro de 2010. Noventa por cento dos casos de violência física atendidos no HFM são de origem domiciliar e urbana.
Os casos suspeitos ou confirmados de violência ou maus tratos contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos devem ser notificados pelos hospitais aos conselhos tutelares e/ou autoridades competentes. Estas informações são inseridas ainda no Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN) do Ministério da Saúde.
“Neste encontro que o HFM vai promover com as autoridades locais, vamos apresentar dados estatísticos sobre os casos de violência em Campos e esperamos que surjam daí propostas para prevenção à violência com ações que busquem o envolvimento da sociedade”, diz o médico Telmo Garcia, gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HFM. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do hospital, Christiane Ramos, compartilha da mesma ideia. Segundo ela, o seminário pretende promover a discussão sobre a violência de modo a provocar uma ação no município. “É importante que a sociedade se envolva nesse processo”, enfatiza.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















