Notícia no detalhe
Museu Olavo Cardoso com exposição e curso interno
O Museu Olavo Cardoso começa nesta terça-feira (24), uma nova exposição de fotos de Campos intitulada “Campos Antiga”. O público poderá conhecer imagens antigas de locais tradicionais, como a Praça São Salvador, a avenida 15 de Novembro e o Cais da Lapa, assim como prédios que fazem parte da história do município, como o Banco do Brasil, os Correios, os solares e as igrejas.
A mostra pertence à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que a disponibiliza dentro do projeto City Tour Belezas de Campos, a instituições culturais e a escolas,visando fomentar o interesse e amor pela cidade, além da conscientização dos benefícios do incremento da atividade turística.
São 28 quadros no total, que vão remeter o visitante ao tempo dos bondes, das charretes e à época em que havia navegação no Rio Paraíba, entre outras boas lembranças. Tudo isso será evocado pelas imagens, mas também pelo acompanhamento aos visitantes, da guia e historiadora Sylvia Paes e de funcionários do Museu, que vão aproveitar para destacar também o lado cultural de cada imagem descrevendo, ainda, como era a vida da cidade sob os ângulos social e econômico.
A proposta é que o visitante saia do Museu tendo recebido realmente uma aula de história de Campos, através da fotografia, meio mais antigo e permanente de registro da memória e identidade de um povo. Segundo Sylvia Paes, a divulgação dessa memória é de fundamental importância, pois é ela que identifica os grupos na sociedade.
- Todo povo deve preservar sua memória e nada melhor para isso que estar sempre revendo a história da cidade e debatendo também as questões da atualidade que, na verdade, interessam a todos, ao coletivo da sociedade - pondera Sylvia Paes.
Curso para funcionários - O Museu Olavo Cardoso também começa essa semana, um curso de atualização para os funcionários, visando a melhoria da qualificação, a partir do estudo de temas como “História de Campos”, “História Regional” e “Etiqueta Empresarial”, entre outros. “Entendemos que o museu é um elemento vivo que precisa ter interação com a comunidade, portanto, deve estar sempre atualizando o que oferece”,finaliza.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 10:52:23 Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
- 12/10/2025 10:34:12 Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
- 11/10/2025 20:46:21 Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
- 11/10/2025 17:04:40 Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
1210 10h34Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
1210 09h27Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
1110 20h46Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
1110 17h04Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município