Notícia no detalhe
Prefeita anuncia reforma do mini-hospital de Travessão
Em visita ao distrito de Travessão na tarde desta quinta-feira (19), a prefeita Rosinha Garotinho anunciou a reforma estrutural imediata do mini-hospital e determinou a elaboração de estudo para ampliação definitiva do mesmo. Para isso, Rosinha solicitou à Secretaria de Obras e Urbanismo a elaboração de um estudo para analisar a possibilidade de desapropriar um terreno anexo à unidade pré-hospitalar.
A decisão foi tomada após ouvir as sugestões da população e de funcionários da unidade. A prefeita estava acompanhada do vice-prefeito, Dr Chicão; dos secretários municipais de Saúde, Paulo Hirano; de Obras e Urbanismo, Cesar Romero; Secretária Particular, Linda Mara Silva; do presidente da Fundação Dr João Barcelos Martins, que administra o mini-hospital, Ricardo Madeira; do vereador Papinha; e de supervisores regionais.
A Prefeita destacou que muitos benefícios já foram garantidos à população de Travessão nos últimos 2 anos, como a reforma de 8 unidades escolares e de localidades vizinhas, a municipalização de uma escola e outras 2 escolas estão com obras em andamento. Além disso, 100 Casas Populares serão construídas no distrito.
__Estamos reformando a praça, implantamos o PETI, um pólo do Emergência em Casa e agora vamos reformar o mini-hospital, que vai ser polo descentralizado para a coleta do Teste do Pezinho, e vou criar uma outra sala de esterilização, com porta de entrada e saída. Se eu fizer algo por Travessão e não melhorar a unidade de saúde, não terei feito nada. Essa é mais uma proposta de governo que vou cumprir, mas vou fazer isso ouvindo quem está na ponta, os funcionários – ressaltou a prefeita, que visitou ainda o Núcleo da Terceira Idade, a reforma da Praça e comércios locais.
O Departamento de Arquitetura e Engenharia da Secretaria de Obras vai apresentar um pré-projeto para a reforma, em reunião que acontecerá no dia 30 de maio com o corpo administrativo da unidade. Em seguida, o projeto será encaminhado para o setor de Licitação da Prefeitura. Paralelo a isso, outro projeto para ampliação será elaborado.
Resultados - De acordo com o chefe de enfermagem Alexandre Sobral, muitas melhorias foram realizadas em 2009 e 2010, como a aquisição de uma máquina de autoclave para esterilização de materiais. Ele afirmou que havia déficit de equipamentos. “Desde o início dessa gestão já pudemos sentir os benefícios, que garantiram uma melhoria de 60 a 80% no atendimento. Podemos ver os resultados na oferta de medicamentos, por exemplo, e no atendimento ao paciente cardiopata, que melhoraram muito. A prefeita está de parabéns!”, disse o enfermeiro.
A administradora da unidade, Regina Wagner, acrescentou que as melhorias contemplaram outros setores, como o de Emergência que recebeu sala maior. A prefeitura também construiu uma sala para o setor de Contas Médicas, a fim de otimizar e reorganizar o fluxo de trabalho. Em 2010, a sala de coleta de exames foi reativada e a unidade passou a contar com uma cozinha.
__ Nós não tínhamos cardiologista, ortopedista e neuropediatra e passamos a contar com esses profissionais ano passado, melhorando o atendimento à comunidade. Além disso, foi adquirida uma bomba de infusão, um oxímetro de transporte e monitor cardíaco, equipando a sala de emergência – destacou a administradora.
Serviços - A unidade realiza cerca de 20 mil atendimentos/mês e é composta por cerca de 150 funcionários e oferece os serviços de pronto atendimento 24h, ambulatório nas especialidades de clínica médica, pediatra, alergologia, ginecologia, obstetrícia, ortopedia, urologia, cardiologia, reumatologia, geriatria,psicologia, endocrinologia e neurologia infantil. Além disso, oferece procedimentos de odontologia emergencial e ambulatorial, raio X, eletrocardiograma, serviço social e demais serviços básicos.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 18:58:08 Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
- 18/09/2025 18:04:13 Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
- 18/09/2025 17:34:08 Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
- 18/09/2025 16:40:37 Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
- 18/09/2025 15:43:42 Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
1809 18h04Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
1809 17h34Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
1809 16h40Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
1809 15h43Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
3Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles