Notícia no detalhe
Queda no estoque do Hemocentro compromete cirurgias
O Hemocentro Regional, que funciona no Hospital Ferreira Machado, continua em busca de doadores para equilibrar o seu estoque de sangue que registra uma redução na ordem de 80%. Das 75 doações diárias, consideradas pelo corpo técnico do Hemocentro como ideais, apenas 30 estão sendo registradas e, com isso, as cirurgias marcadas sem urgência não estão acontecendo.
A assistente social Cristiane de Barros, que integra o setor de captação de doadores do Hemocentro Regional, classifica a situação como crítica e enumera alguns possíveis motivos. “Apesar das frequentes campanhas que promovemos, as pessoas normalmente só se envolvem quando têm familiares precisando. Além disso, alterações climáticas intensas como: sol forte, frio e chuva afastam os doadores”, comenta.
Com o objetivo de reverter esse quadro, a equipe do Hemocentro promove palestras sobre a importância da doação e vem ligando para os doadores. “Estou entrando em contato com todos os doadores de nosso cadastro que estão aptos a doar novamente. Outra alternativa que usamos com frequência é a presença da Unidade Móvel percorrendo vários pontos da região”, disse Cristiane.
A agenda do ônibus para o mês de maio inclui visitas a Igreja Adventista do Parque Guarus (28) e ao Hospital Dr. Beda (30 e 31). O horário de atendimento da unidade móvel é sempre das 8h às 17 h.
Para doar, é preciso levar um documento original com foto, pesar mais de 50 kg, ter idade entre 18 e 65 anos. Não é necessário estar em jejum, mas é importante não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Antes da doação, o voluntário passa por entrevista, para verificar se está apto a doar.
Referência regional em hemoterapia, o Hemocentro atende toda demanda das redes pública e privada de Campos e mais 16 municípios das regiões Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/06/2026 13:09:46 FCJOL divulga resultado final das bandas credenciadas para o Rock Goitacá 2026
- 16/06/2026 12:26:11 Com apoio do Mais Ciência, EducaFlow utiliza hip hop para fortalecer aprendizagem
- 16/06/2026 12:12:29 Prefeitura de Campos torna mais fácil o sistema de abertura de empresas
- 16/06/2026 10:01:23 Formações de junho visam fortalecer alfabetização, inclusão e tecnologia na rede
- 16/06/2026 09:06:45 Seduct faz Treinamento de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos
FCJOL divulga resultado final das bandas credenciadas para o Rock Goitacá 2026
1606 12h26Com apoio do Mais Ciência, EducaFlow utiliza hip hop para fortalecer aprendizagem
1606 12h12Prefeitura de Campos torna mais fácil o sistema de abertura de empresas
1606 10h01Formações de junho visam fortalecer alfabetização, inclusão e tecnologia na rede
1606 09h06Seduct faz Treinamento de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Programa Estradas do Produtor segue com manutenção de vicinais em Pernambuca
5Concurso da Educação avança com resultado da prova objetiva
6Campos amplia diálogo sobre setor offshore e logística aeroportuária





















