Notícia no detalhe
Capacitação para fisioterapeutas sexta-feira e sábado
A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta sexta-feira (20) e sábado (21), Curso de Terapia Manual do Complexo Articulador do Ombro. A capacitação integra o programa de Educação Permanente da secretaria e é voltada para cerca de 80 profissionais de fisioterapia que atuam na rede municipal de Saúde. O curso será realizado nos auditórios 1 e 8 da Faculdade de Medicina de Campos, que é parceira do evento, junto à Fundação Benedito Pereira Nunes e o Hospital Escola Álvaro Alvim.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, o objetivo é promover a formação e a ascensão profissional dos fisioterapeutas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atuam. “Nos dois dias, o treinamento vai acontecer das 8h às 18h. Vamos apresentar uma metodologia expositiva e interativa com ferramenta áudio-visual”, garantiu o secretário.
O professor Diogo Lyra será um dos instrutores. Ele é mestre em Programas Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), e especialista em Biomecânica e em Fisioterapia Aplicada a Traumatologia e Ortopedia, além de professor da Universidade Estácio de Sá, nas disciplinas Cinesioterapia e RTM, Traumato-Ortopedia, Biomecânica e Saúde Pública.
Segundo o coordenador de Educação e Saúde do município, o médico Antônio Salim, no primeiro dia de curso, os profissionais vão estudar a Anatomia e Biomecânica, trabalhando temas como anatomia estática, osteocinematica (planos eixos e sistema de alavancas), biomecânica, artrocinemática (Regra do côncavo convexo), mecanismos lesionais, tendão x tendinite, classificação das tendinites e teste de mobilidade (osteopatia).
Já no segundo dia, os palestrantes vão abortas as técnicas manuais de tratamentos. “Dentre elas, a pompage, alongamento, streching, mobilização neural, mobilização de kaltemborgue (articular), técnica de energia neuromuscular, mulligan, maitland, crochetagem, técnica de Jones e protocolo de Rockwood”, detalhou o coordenador.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/03/2026 15:35:48 Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
- 13/03/2026 15:01:57 Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
- 13/03/2026 12:38:31 Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
- 13/03/2026 08:31:59 Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
- 13/03/2026 08:23:05 Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
1303 15h01Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
1303 12h38Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
1303 08h31Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
1303 08h23Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















