Notícia no detalhe
Prefeita Rosinha Garotinho inaugura o Creas-Mulher
Campos é um dos poucos municípios do país que já conta com um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)-Mulher. O órgão, inaugurado nesta quarta-feira (18), na rua 1º de Maio, 39, pela Prefeita Rosinha Garotinho e pelo vice-Prefeito, Doutor Chicão, pode ser classificado como um estágio mais avançado em termos de políticas públicas para as mulheres, principalmente as vítimas de violência, levando-se em consideração que muitas cidades só têm Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Niam) ou Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam), ambos municipais e o último regido por normas estadual e federal.
O Creas-Mulher, ligado à secretaria municipal da Família e Assistência, surge na cidade a partir da fusão dos dois núcleos (Niam e Neam), atendendo a toda a família e não só à mulher. O homem, em papel de agressor, também terá acompanhamento, porque é necessário que ele saia desta condição. E as crianças, se for o caso, serão encaminhadas para os órgãos competentes. A função do Creas-Mulher e, ainda, resgatar o vínculo familiar.
A Prefeita Rosinha Garotinho destacou as várias outras ações de políticas públicas voltadas à mulher, desenvolvidas no município, como por exemplo, a vacina contra o HPV. E, ainda, que não mede esforços para fortalecer as ações que visem à mulher, citando, também, a política da habitação, com as casas do Programa Morar Feliz registradas em nome das mulheres.
- O mais importante é que estamos estendendo a mão às famílias que estão desajustadas, como forma de reerguer o vínculo familiar. Aqui as portas estarão sempre abertas, com a equipe acolhendo a mulher, elevando sua alto estima - afirma a prefeita.
O vice-Prefeito, Doutor Chicão, acrescentou que deseja que no Creas-Mulher, as ações, assim como na saúde, sejam preventivas. “As campanhas educativas devem seguir essa diretriz, de prevenção, para que não tenhamos tantos problemas. Acredito na prevenção, como ação de combate à violência, seja ela em todos os aspectos”, afirma o vice-prefeito.
A secretária municipal da Família e Assistência, Izaura Freire, destaca a matricialidade familiar como ponto de referência para as ações. “Importante que a gente está em um governo que atende a família como um todo, a mulher, homem e criança. E quando a gente abre uma casa como esse, neste mês das noivas, é emblemático. Embora a violência continue crescente em todo o país, as mulheres, principalmente as do município, sabem que tem instrumentos governamentais ao seu lado e que podem contar com eles, o que faz com que elas tenham coragem de denunciar”, finaliza a secretária.
Discursaram ainda em nome das mulheres, a coordenadora do Creas-Mulher, Terezinha Moura, a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Margarida Mendes, além da vereadora Odisséia Carvalho. A inauguração contou com a presença de representantes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, componentes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Comudes), secretários, entre outros.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/03/2026 15:58:29 Imuniza Campos: UBSF da Penha é a primeira a receber nova estratégia vacinal
- 14/03/2026 15:29:41 Wladimir e Frederico anunciam praça e creche no Morar com Saúde do Aldeia II
- 14/03/2026 14:23:56 Hospital São José promove ação para comemorar o Mês da Mulher
- 14/03/2026 10:37:40 Escritório Social promove ação especial pelo Mês da Mulher no presídio feminino
- 14/03/2026 10:02:53 Domingo em Família deste fim de semana em frente ao novo Parque Ecológico
Hospital São José promove ação para comemorar o Mês da Mulher
1403 15h58Imuniza Campos: UBSF da Penha é a primeira a receber nova estratégia vacinal
1403 15h29Wladimir e Frederico anunciam praça e creche no Morar com Saúde do Aldeia II
1403 10h37Escritório Social promove ação especial pelo Mês da Mulher no presídio feminino
1403 10h02Domingo em Família deste fim de semana em frente ao novo Parque Ecológico
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















