Notícia no detalhe
Aniversário do Arquivo Público Municipal nesta quarta-feira
O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho comemora amanhã (quarta-feira, 18) seus 10 anos de história. A data marca o dia da promulgação da Lei que criou o Arquivo Público Municipal, de autoria do então vereador, atual diretor do Hospital Geral de Guarus (HGG), Edson Batista.
As comemorações que começaram no último dia 06 com o descerramento da placa em homenagem a Waldir de Carvalho, prosseguem nesta quarta-feira, às 18h, com a abertura do Congresso Brasileiro de Paleografia e Diplomática. O evento, que vai ser realizado nos dias 19 e 20, vai ter a participação de pesquisadores do Brasil inteiro, que vão falar sobre seus trabalhos envolvendo leitura ou transcrição de documentos.
No mesmo dia haverá a inauguração da sala de exposição, da nova sala de consulta e do novo laboratório de restauração de documentos. Ainda neste dia haverá apresentação de fotos de Campos no telão e homenagem a pesquisadores locais. Também ocorrerá uma conferência com o diretor do Arquivo Nacional, professor Jaime Antunes, que será seguida de apresentação de jongo.
No dia 19, das 9h às 12h, vai ser realizado o Encontro de Arquivos Municipais. Nesse encontro vai ser mostrada às prefeituras e às Câmaras de Vereadores da região a importância de ter um Arquivo Público, uma exigência legal baseada em legislação federal. As comemorações dos 10 anos do Arquivo Público Municipal terminam no dia 22 com a Cavalgada saindo de Poço Gordo em direção ao Arquivo.
O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho está instalado desde dezembro de 2002 no Solar do Colégio, localizado na Estrada Sérgio Viana Barroso, 3.060, entre os distritos de Goitacazes e Tocos. O Solar do Colégio é a construção sólida mais antiga do município e data do século XVII. No local funcionou, até 1759, a sede de uma grande fazenda que pertencia ao Colégio de Jesuítas Santo Inácio.
O acervo é de cerca de 600m lineares de documentos. São documentos da Prefeitura de Campos, livros de registros da Câmara Municipal, testamentos e inventários recolhidos do Fórum, coleção de jornais editados em Campos, documentos doados pela família do Dr. Oswaldo Cardoso de Mello e documentos do antigo Sindicato das Usinas do Açúcar do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
O documento mais antigo da região é um testamento de um Sargento Mor, que data de 1698. Os documentos de Alberto Lamego, que estão em São Paulo, podem ser vistos em microfilmes no local, que é aberto à visitação de qualquer pessoa. Se a visita for em grupo, pode ser agendada pelo telefone (22) 2733-9999. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















