Notícia no detalhe
Carnavalescos de Campos em Seminário sobre Carnaval no Rio
A Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP) está retomando o projeto Escola de Carnaval, idealizado pela Prefeita Rosinha Garotinho, visando a profissionalização do carnaval de Campos. “Nós conseguimos 15 vagas para carnavalescos do município participarem do Seminário sobre o Carnaval, que começa nesta terça-feira (17), às 18h30, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro”, informa o presidente da fundação, Jorge Luiz dos Santos.
O evento, promovido pelo Banco do Brasil e o Ministério da Cultura, será aberto pelos carnavalescos Renato Laje (Acadêmicos do Salgueiro) e Rosa Magalhães (Unidos de Vila Isabel), com a palestra “Com que Roupa?”. Além da estética dos desfiles, será abordado o gigantismo do maior espetáculo da Terra: o desfile de samba das escolas cariocas, a partir da visão dos dois maiores colecionadores de títulos em atividade.
A saída dos carnavalescos de Campos para o seminário está marcada para esta terça-feira (17), ao meio-dia. “Estamos retomando o projeto Escola de Carnaval por determinação da prefeita. Todo mês, os carnavalescos vão participar do evento, no CCBB, no Rio, com o transporte garantido pela Fundação Zumbi”, informa Jorge Luiz.
- A nossa previsão é que a Escola de Carnaval de Campos esteja montada até o final de julho. Ela vai funcionar o ano todo. No ano passado, levamos os participantes do projeto para conhecer uma escola de samba do Rio. Estamos mantendo contatos com a Porto da Pedra, Unidos da Tijuca, Mangueira e Portela. A proposta é que saiam grupos daqui para fazer um estágio das escolas, como determinou a prefeita. Estamos agora, pensando na montagem do carnaval do ano que vem, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) – pontua o presidente da Fundação Zumbi.
Na tarde desta segunda-feira (16), ele se reuniu com os representantes das entidades para confirmar a participação dos inscritos para a abertua do Seminário sobre o Carnaval no CCBB. “Neste primeiro evento, o limite de vagas foi definido pelo Centro Cultural Banco do Brasil. Para o próximo evento, no mês que vem, vamos negociar um número maior de participantes de Campos. Isso é importante para que eles participem para se familiarizar com o carnaval das escolas de samba do Rio, uma indústria que emprega milhões de pessoas o ano todo”.
O Seminário sobre o Carnaval vai até novembro, com um seleto time de palestrantes, formado por carnavalescos, sambistas, pesquisadores, economistas e intelectuais. O seminário tem curadoria do jornalista Aydano André Motta. A economia e a geração de empregos no carnaval, a venda do CD das escolas, o papel do sambista e a Cidade do Samba, onde são preparadas as fantasias e alegorias que ilustram os cada vez mais luxuosos desfiles, também estarão em pauta nas mesas de debates do seminário. Apenas no mês de julho não haverá palestras.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/08/2025 19:06:14 Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
- 27/08/2025 18:28:29 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
- 27/08/2025 17:48:49 Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
- 27/08/2025 16:47:29 Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
- 27/08/2025 16:43:58 Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
2708 18h28Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
2708 17h48Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
2708 16h47Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
2708 16h43Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia