Notícia no detalhe
Carnavalescos de Campos em Seminário sobre Carnaval no Rio
A Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP) está retomando o projeto Escola de Carnaval, idealizado pela Prefeita Rosinha Garotinho, visando a profissionalização do carnaval de Campos. “Nós conseguimos 15 vagas para carnavalescos do município participarem do Seminário sobre o Carnaval, que começa nesta terça-feira (17), às 18h30, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro”, informa o presidente da fundação, Jorge Luiz dos Santos.
O evento, promovido pelo Banco do Brasil e o Ministério da Cultura, será aberto pelos carnavalescos Renato Laje (Acadêmicos do Salgueiro) e Rosa Magalhães (Unidos de Vila Isabel), com a palestra “Com que Roupa?”. Além da estética dos desfiles, será abordado o gigantismo do maior espetáculo da Terra: o desfile de samba das escolas cariocas, a partir da visão dos dois maiores colecionadores de títulos em atividade.
A saída dos carnavalescos de Campos para o seminário está marcada para esta terça-feira (17), ao meio-dia. “Estamos retomando o projeto Escola de Carnaval por determinação da prefeita. Todo mês, os carnavalescos vão participar do evento, no CCBB, no Rio, com o transporte garantido pela Fundação Zumbi”, informa Jorge Luiz.
- A nossa previsão é que a Escola de Carnaval de Campos esteja montada até o final de julho. Ela vai funcionar o ano todo. No ano passado, levamos os participantes do projeto para conhecer uma escola de samba do Rio. Estamos mantendo contatos com a Porto da Pedra, Unidos da Tijuca, Mangueira e Portela. A proposta é que saiam grupos daqui para fazer um estágio das escolas, como determinou a prefeita. Estamos agora, pensando na montagem do carnaval do ano que vem, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) – pontua o presidente da Fundação Zumbi.
Na tarde desta segunda-feira (16), ele se reuniu com os representantes das entidades para confirmar a participação dos inscritos para a abertua do Seminário sobre o Carnaval no CCBB. “Neste primeiro evento, o limite de vagas foi definido pelo Centro Cultural Banco do Brasil. Para o próximo evento, no mês que vem, vamos negociar um número maior de participantes de Campos. Isso é importante para que eles participem para se familiarizar com o carnaval das escolas de samba do Rio, uma indústria que emprega milhões de pessoas o ano todo”.
O Seminário sobre o Carnaval vai até novembro, com um seleto time de palestrantes, formado por carnavalescos, sambistas, pesquisadores, economistas e intelectuais. O seminário tem curadoria do jornalista Aydano André Motta. A economia e a geração de empregos no carnaval, a venda do CD das escolas, o papel do sambista e a Cidade do Samba, onde são preparadas as fantasias e alegorias que ilustram os cada vez mais luxuosos desfiles, também estarão em pauta nas mesas de debates do seminário. Apenas no mês de julho não haverá palestras.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/12/2025 09:03:17 Agricultura triplica recolhimento de embalagens de agrotóxicos em ação em Santa Ana
- 15/12/2025 08:49:35 Pacientes elogiam atendimento no novo ambulatório do HGG
- 15/12/2025 08:33:52 Seduct, Turismo e Sesc levam celebração natalina ao Jardim Carioca
- 14/12/2025 14:35:26 Assistidos do Centro Pop participam de almoço especial
- 14/12/2025 14:26:12 Saúde Mental promove oficina sobre Redução de Danos para qualificar profissionais
Agricultura triplica recolhimento de embalagens de agrotóxicos em ação em Santa Ana
1512 08h49Pacientes elogiam atendimento no novo ambulatório do HGG
1512 08h33Seduct, Turismo e Sesc levam celebração natalina ao Jardim Carioca
1412 14h35Assistidos do Centro Pop participam de almoço especial
1412 14h26Saúde Mental promove oficina sobre Redução de Danos para qualificar profissionais
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores





















