Notícia no detalhe
Prefeitura e IFF firmam parceria na área da Educação
A Secretária Municipal de Educação, Joilza Rangel Abreu, recebeu nesta quinta-feira (12) equipes do Instituto Federal Fluminense (IFF). A finalidade da visita foi propor parcerias com o município para a participação dos professores e alunos da rede em cursos, programas e eventos do IFF. O diretor da unidade, Jefferson Manhães, convidou a secretária para estimular os professores a se inscreverem nos cursos de pós-graduação em Educação do Campo e Docência no Século XXI, curso de atualização na área de matemática, participação na educação na Semana de Licenciatura, entre outros eventos.
O município de Campos possui 900 professores que atuam em 77 escolas da área rural. Um dos motivos principais da visita da equipe do IFF foi falar da implantação do curso de pós graduação em Educação do Campo e Docência do Século XXI. Segundo o diretor, uma das propostas do edital será priorizar os professores das escolas públicas que atuam na área rural. O curso iniciará em agosto. “Os deverão obter informações no edital que será lançado no início do mês que vem”, relatou Manhães.
Durante a visita, eles anunciaram também a implantação do curso gratuito de atualização na área de matemática. A proposta do curso nesta disciplina é propor aos professores conhecerem novas metodologias e tecnologias para tornarem as aulas de matemática mais estimulantes. O departamento multiprofissional, que supervisiona os alunos portadores de necessidades especiais, também, foi convidado para participar de um workshop na Semana de Licenciatura. Este evento acontecerá nos dias 18 e 19 deste mês.
O IFF também qualifica profissionais que atuam na área de pescado. Na reunião, eles também informaram que pretendem expandir o programa de Certificação do Trabalhador do IFF. Eles qualificam pescadores que moram na praia do Farol de São Tomé, Ponta Grossa dos Fidalgos e Lagoa de Cima.
- A nossa proposta é instalar uma unidade de beneficiamento do pescado. O nosso interesse é iniciar com um projeto piloto próximo à Escola Municipal na localidade de Ponta Grossa dos Fidalgos. Registramos que grande parte dos pescadores de Ponta Grossa e Lagoa de Cima são os mais carentes e só tem a pesca como renda - , informaram.
Para a secretária de Educação, as parcerias contribuem para o fortalecimento e melhoria da educação municipal. “Não se promove educação sozinho. Parcerias, não só com o IFF, mas também com instituições e sociedades são fundamentais para melhorar cada vez mais a educação do município. Esse é o desejo de todos nós”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa