Notícia no detalhe
Fundação Zumbi rememora os 123 anos da Abolição da Escravidão
A Fundação Municipal Zumbi dos Palmares deu prosseguimento nesta terça-feira (10) à Programação das Rememorações aos 123 anos da Abolição da Escravidão com a apresentação do Grupo de Teatro da Fundação, encenando a peça “Malandros Cariocas”. A programação começou na segunda-feira (9) com palestra do Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado pela manhã e, à tarde, no auditório da instituição.
Nesta quarta-feira (11), haverá apresentação de capoeira e maculelê com os alunos do curso oferecido na entidade. Na quinta-feira (12), durante todo o dia, o escritor Hélvio Gomes Cordeiro vai proferir palestra sobre Escravidão e Abolição para os alunos do Pré-Vestibular da Fundação Zumbi. Às 15h, roda de capoeira. Ainda na quinta-feira, à noite, o ônibus do Hemocentro vai estar em frente à sede da Fundação para coleta de sangue.
A programação prossegue na sexta-feira (13), na Praça de Custodópolis, a partir das 18h, com apresentação do grupo de capoeira da Fundação e do Grupo de Samba Fabinho Cardoso e Nosso Lancy. No sábado haverá apresentação de basquete de rua na Praça do Santíssimo Salvador. No saguão de entrada da Fundação Zumbi estão em exposição moedas e cédulas antigas, anúncios de escravos fugidos, instrumentos de capoeira e fotos de máscaras e artesato africano cedidas pelo Museu de Arqueologia de São Paulo.
Os visitantes que forem apreciar as exposições poderão degustar pratos da culinária afro servidos por uma atriz caracterizada de mucama, como escondidinho de carne seca, manjá branco e bolo de aipim. Os visitantes poderão também assistir a vídeos referentes à Abolição da Escravidão e às oficinas de ballet, capoeira, maculelê e violão oferecidos na Fundação. A programação das Rememorações aos 123 anos da Abolição da Escravidão conta ainda com performances diárias do teatro de inserção com representações da Baronesa de Muriaé, Capitão do Mato, entre outros personagens relacionados à escravidão.
O coordenador do evento, Hélvio Gomes Cordeiro, explica que a finalidade da Fundação Zumbi em rememorar a abolição da escravidão é a de meditar sobre o assunto e, ao mesmo tempo, comemorar as conquistas dos últimos anos, como o Estatuto da Igualdade Racial, sancionado no ano passado pelo então Presidente Lula, que prevê garantias e o estabelecimento de políticas públicas de valorização aos negros, como as cotas nas Universidades Públicas. Hélvio diz que, no entanto, a distorção é muito grande.
- A Abolição fez muita gente sofrer. E o negro continua pagando o preço. Ainda falta muita coisa para ser feita - acredita o pesquisador.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa