Secretário de Agricultura em reunião do CIDENNF para tratar da estiagem em Campos
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Júnior, participou da reunião junto com secretários dos municípios consorciados. Objetivo foi buscar uma forma de socorrer os produtores no enfrentamento à estiagem
Produtores rurais de Campos foram representados na reunião da Câmara Técnica Setorial de Agricultura do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF) nesta terça-feira (23), em Cardoso Moreira. O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Júnior, participou da reunião junto com secretários dos municípios consorciados e explicou que o objetivo foi buscar uma forma de socorrer os produtores no enfrentamento à estiagem, que está provocando prejuízos e perdas na produção.
“Foi uma reunião com os secretários de Agricultura dos municípios que integram o CINDENNF. Nós fomos buscar uma ação conjunta para ajudar os produtores rurais da nossa região, que estão enfrentando muitas dificuldades em função da estiagem prolongada, que ainda deve se estender até o final de setembro. Queremos confeccionar um documento para que possamos tratar a questão junto ao governo do estado e a órgãos como o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), que faz o relatório dos impactos da estiagem. Hoje os produtores passam por um desafio enorme, que é a falta de alimentação e de água para o consumo dos animais, que é o mais emergencial”, contou Almy.
O CIDENFF informou que um documento será elaborado junto aos prefeitos dos municípios consorciados para apresentar ao Governo do Estado do Rio e reforçar a necessidade de um Decreto Emergencial para obtenção de recursos para ações imediatas. Também participaram da reunião representantes do Sindicato Rural de Campos; da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan); da Associação de Produtores de Leite de Santa Maria; Inea; Emater-Rio; e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), entre outros.