Notícia no detalhe
Novo Fundecana: um marco para Campos e região
“O Programa de Revigoramento da Lavoura de Cana de Açúcar (novo Fundecana), lançado pela Prefeita Rosinha Garotinho na tarde desta sexta-feira (6), representa um marco histórico para o município e região'”. A afirmação foi feita pelos presidentes da Coagro, Frederico Paes; da Cooplanta, Paulo Bastos; e da Usina CanaBrava e da CanaBrava Agrícola, Ludovico Giatanásio. O Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) já liberou R$ 12 milhões para o plantio de cana e 574 trabalhadores foram contratados neste período de entressafra, todos com carteira assinada. A Cooplanta e a CanaBrava Agrícola receberam R$ 6 milhões, cada uma.
A sexta-feira foi um dia de festa também para os trabalhadores rurais contratados, que compareceram em massa ao evento, realizado no pátio da Coagro, em Goitacazes. “O novo Fundecana é a retomada do financiamento do plantio de cana no município e vai cobrir a capacidade ociosa das usinas e gerar empregos. Hoje, são 574 trabalhadores contratados nas lavouras. Até o final do ano, o número deve chegar a 1 mil”, afirma Frederico Paes.
- O programa traz benefícios para os cooperados da Coagro, fortalecendo o cooperativismo da região – ressalta Paes. Depois de suprir a capacidade ociosa de cana para as usinas, ele admite a possiblidade de reabertura de, pelo menos, uma das usinas fechadas recentemente.
Emocionado, o presidente da Canabrava disse que “a prefeita Rosinha Garotinho está reescrevendo a história de Campos, com o novo Fundecana e gerando desenvolvimento para o município. O presidente da Cooplanta destacou que, através do novo Fundecana, a prefeita está dando aos produtores, oportunidade de inovação e melhorias para os seus canaviais, com melhor produção e menor custo.
- Hoje nós estamos aqui com recursos do Fundecana para a Cooplanta e a CanaBrava, garantindo emprego na entressafra. São mais de 20 mil pessoas empregadas pelo setor, que é forte, e nós temos que colaborar. O mundo está querendo energia limpa, isso é importante para melhorar a qualidade de vida e a saúde da população da cidade – disse à prefeita, referindo-se à coogeração de energia elétrica pela Usina Canabrava, aproveitando o bagaço da cana. Rosinha anunciou que enviou à Câmara Municipal o projeto de lei criando o Fundeleite para fortalecer a pecuária de leite e de corte.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa