Notícia no detalhe
Enfermeiros das UBSs recebem treinamento sobre pré-Natal
Cerca de 200 enfermeiros da rede municipal de saúde participaram de curso de atualização nesta sexta-feira (6), sobre Pré-Natal de Baixo Risco. Eles atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A capacitação aconteceu no auditório da Santa Casa de Misericórdia de Campos e foi promovida pelo Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM).
Os enfermeiros tiraram dúvida também sobre os Sistemas de Informação do Câncer de Colo e do câncer de mama (SisColo e Sismama) e Sistema de Acompanhamento do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (SisPré-natal). De acordo com a coordenadora do PAISM, a médica ginecologista Elizabeth Bastos, “o objetivo é uniformizar o atendimento na rede, de modo que todos falem a mesma língua”, explicou.
O médico pediatra e coordenador do Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA 1), Luiz Alberto Mussa Tavares, foi um dos palestrantes e orientou o grupo quanto à necessidade de reforçarem, junto aos pais, a realização do teste do pezinho entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê. O Teste é um exame laboratorial simples que visa detectar, precocemente, doenças metabólicas, genéticas e ou infecciosas que poderão causar lesões irreversíveis no bebê, como por exemplo retardo mental.
- Temos que preparar nosso município para a inclusão do teste da fibrose cística, que passará a ser feito em todo o estado. No entanto, mais da metade dos testes do pezinho ainda são feitos após o 8º dia de vida do bebê. Esse índice é ruim em todo o estado. Por isso os enfermeiros têm um papel muito importante junto às gestantes – explicou.
A enfermeira obstetra do PAISM, Cristina Queiroz, falou sobre a classificação de risco e como deve ser feito o acompanhamento da gestante em cada situação. “Gestantes de baixo e médio risco devem ser acompanhadas nas UBSs. As de alto risco – com obesidade, diabetes, hipertensão ou hipertireoidismo, por exemplo – devem ser encaminhadas para o Centro de Referência e Tratamento da Mulher ou Hospital Plantadores de Cana. Em caso de mulheres abaixo de 18 anos, o encaminhamento deve ser feito para o CRTCA 1 ou 2 – orientou.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa