Notícia no detalhe
Obras na Linha do Limão vão acabar com alagamentos e prejuízos
Estão em ritmo acelerado as obras de infraestrutura e reurbanização do trecho da Linha do Limão, autovia que contorna a zona urbana do distrito de Goitacazes, pelo setor Oeste, e que faz a ligação do distrito, a partir da Rodovia RJ-216, às localidades do Veiga, Poço Gordo e São Sebastião. As obras, que vão acabar com os alagamentos, utilizam técnicas avançadas da construção civil, como foi feito no segundo trecho da avenida Arthur Bernardes.
A extensa galeria de mais de mil metros, que vai desde à Casa de Cultura até o Canal da Canema, são super dimensio-nadas, com parte do trecho crítico (600 metros) feita com aduelas retangulares de 2mx1m, em concreto protendido e unidas com vedação que impede vazamentos. A escavação de 4m de profundidade para remoção do barro úmido é feita com utilização de forma clausura (estrutura de aço com dimensões de 5m comprimento x 3,5m de altura) para prevenir desmoronamento do terreno de solo instável.
No momento, o canteiro de obras da Linha do Limão emprega cerca de 50 pessoas, que administram os trabalhos de construção civil, manuseiam ferramentas e equipamentos leves, operam seis máquinas pesadas e 15 caminhões. "Após a construção do sistema de drenagem, base, sub base e asfaltamento, a via receberá obras de reurbanização, com intervenções para modernização no canteiro central e novo sistema de iluminação, que dará um novo aspecto ao bairro", informa o secretário de Obras e Urbanismo, César Romero.
- Temos três caminhões para transporte de ferramentas e cimento, 12 caminhões que transportam o solo lamacento escavados da antiga pista e ao mesmo tempo retornam com materiais para construção da base, duas escavadeiras hidráulicas de 320C de 20 toneladas cada escavam o solo lamacento e instalam as adulas que formam as galerias para escoamento das águas pluviais, uma retroescavadeira embarca a terra retirada das escavações e uma máquina Patrol faz o espalhamento dos materiais (laterita, areia e bica corrida) utilizados na construção da base para assegurar estabilidade do solo e evitar que as aduelas cedam e desencaixem, provocando problemas de vazamento e afundamento da pista depois de pronta - informou o técnico da Construtora Cofrenza, Lauro Quintal, responsável pela execução dos trabalhos.
Elogios à qualidade da obra - Os moradores e comerciantes da Linha do Limão acompanham as obras de perto e elogiam a qualidade dos materiais e as técnicas aplicadas. "Estamos satisfeitos com as obras, apesar dos transtornos da barulheira dos caminhões e das máquinas que trabalham o dia todo. Ninguém duvida que dessa vez as obras vão resolver de uma vez por todas os alagamentos que durante tantos anos provocam problemas e prejuízos para moradores e comerciantes. A gente comentava que a galeria feita com toda essa largura e altura vai dar muita firmeza na base e nada vai ceder embaixo da terra. Cremos que nossos problemas, como ter que caminhar com um par de calçado e depois ter que lavar os pés para colocar outro ao passar o aguaceiro, está no fim", disse com entusiasmo a comerciante da Linha do Limão, Gilda Azeredo Gomes Neto, 49.
Últimas Notícias adicionadas
- 21/10/2025 18:11:02 Abertura da Semana de Ciência e Tecnologia valoriza parceria entre escola e pesquisa
- 21/10/2025 16:22:42 Espaço da Oportunidade com 602 vagas de emprego neste início de semana
- 21/10/2025 15:49:09 Saúde promove capacitação sobre Biossegurança e Esterilização na Odontologia
- 21/10/2025 13:23:31 II Mostra de Robótica leva inovação e sustentabilidade ao Jardim São Benedito
- 21/10/2025 13:19:19 XXVII Semana do Servidor celebra quem cuida e serve com afeto, serviços e integração
Abertura da Semana de Ciência e Tecnologia valoriza parceria entre escola e pesquisa
2110 16h22Espaço da Oportunidade com 602 vagas de emprego neste início de semana
2110 15h49Saúde promove capacitação sobre Biossegurança e Esterilização na Odontologia
2110 13h23II Mostra de Robótica leva inovação e sustentabilidade ao Jardim São Benedito
2110 13h19XXVII Semana do Servidor celebra quem cuida e serve com afeto, serviços e integração
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município

















