Notícia no detalhe
Mais um pólo do Hiperdia em Conselheiro Josino
A Secretaria Municipal de Saúde implantou mais um pólo de atendimento médico especializado em cardiologia em Conselheiro Josino. Trata-se do 13º pólo do Programa de Prevenção à Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), que está funcionando no Núcleo da Terceira Idade da localidade, na região Norte da cidade.
De acordo com o secretário de Saúde, Paulo Hirano, o 14º pólo será implantado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Travessão, na próxima semana. “Com mais essa medida, estamos dando sequência ao trabalho de descentralização do atendimento especializado do Hiperdia, ampliando a assistência, acompanhamento e tratamento dos pacientes com as duas patologias”, explica o secretário.
Fazendinha recebeu o 12º pólo do programa em março deste ano, que está funcionando na UBS da localidade. Com o novo serviço, as unidades passam a contar com um médico especializado em cardiologia. O secretário destaca que o atendimento é feito por meio de ambulatório e a consulta deve ser marcada na própria UBS.
Em janeiro de 2009, o programa era desenvolvido em apenas três pólos. “Hoje, contamos com 13. Com isso, estendemos o serviço a um número maior de pessoas e cumprimos nossa pactuação com o Ministério da Saúde, informando o número real de pacientes no município as doenças”, explicou o secretário.
A coordenadora do Hiperdia, a cardiologista Maria Fernanda Alvarenga, afirma que em Campos há aproximadamente 55 mil diabéticos e 80 mil hipertensos. “Desse total, cerca de 36 mil estão cadastrados no Hiperdia. A maior parte dessas pessoas que têm hipertensão também tem diabetes, mas isso não é regra. Cerca de 80% dos nossos pacientes são portadores das duas doenças”, acrescentou.
Pólos - Os demais pólos do programa funcionam no Centro Dia, Hospital São José, Clube da Terceira Idade do Centro, no Centro de Referência e Tratamento de Lesões Cutâneas e Pé Diabético e nas UBS Alair Ferreira (pq Vicente Dias), Jamil Abdu (Pecuária), Santa Helena, Penha, Turf Clube e Servidor. A Prefeitura também leva as ações do programa onde não há polos fixos, oferecendo trabalho itinerante de orientação, prevenção e busca ativa de pessoas com as duas doenças. Ao ser diagnosticado com essas doenças, o paciente é encaminhado a um dos pólos.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa