Notícia no detalhe
Mais um pólo do Hiperdia em Conselheiro Josino
A Secretaria Municipal de Saúde implantou mais um pólo de atendimento médico especializado em cardiologia em Conselheiro Josino. Trata-se do 13º pólo do Programa de Prevenção à Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), que está funcionando no Núcleo da Terceira Idade da localidade, na região Norte da cidade.
De acordo com o secretário de Saúde, Paulo Hirano, o 14º pólo será implantado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Travessão, na próxima semana. “Com mais essa medida, estamos dando sequência ao trabalho de descentralização do atendimento especializado do Hiperdia, ampliando a assistência, acompanhamento e tratamento dos pacientes com as duas patologias”, explica o secretário.
Fazendinha recebeu o 12º pólo do programa em março deste ano, que está funcionando na UBS da localidade. Com o novo serviço, as unidades passam a contar com um médico especializado em cardiologia. O secretário destaca que o atendimento é feito por meio de ambulatório e a consulta deve ser marcada na própria UBS.
Em janeiro de 2009, o programa era desenvolvido em apenas três pólos. “Hoje, contamos com 13. Com isso, estendemos o serviço a um número maior de pessoas e cumprimos nossa pactuação com o Ministério da Saúde, informando o número real de pacientes no município as doenças”, explicou o secretário.
A coordenadora do Hiperdia, a cardiologista Maria Fernanda Alvarenga, afirma que em Campos há aproximadamente 55 mil diabéticos e 80 mil hipertensos. “Desse total, cerca de 36 mil estão cadastrados no Hiperdia. A maior parte dessas pessoas que têm hipertensão também tem diabetes, mas isso não é regra. Cerca de 80% dos nossos pacientes são portadores das duas doenças”, acrescentou.
Pólos - Os demais pólos do programa funcionam no Centro Dia, Hospital São José, Clube da Terceira Idade do Centro, no Centro de Referência e Tratamento de Lesões Cutâneas e Pé Diabético e nas UBS Alair Ferreira (pq Vicente Dias), Jamil Abdu (Pecuária), Santa Helena, Penha, Turf Clube e Servidor. A Prefeitura também leva as ações do programa onde não há polos fixos, oferecendo trabalho itinerante de orientação, prevenção e busca ativa de pessoas com as duas doenças. Ao ser diagnosticado com essas doenças, o paciente é encaminhado a um dos pólos.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/03/2026 15:35:48 Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
- 13/03/2026 15:01:57 Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
- 13/03/2026 12:38:31 Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
- 13/03/2026 08:31:59 Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
- 13/03/2026 08:23:05 Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
1303 15h01Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
1303 12h38Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
1303 08h31Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
1303 08h23Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















