Notícia no detalhe
Vigilância Sanitária e Postura selam parceria
A Vigilância Sanitária de Campos (Visa), órgão vinculado à Secretaria de Saúde, e a Postura Municipal assinaram um termo de parceria para desenvolver e implementar o curso de capacitação “Boas Práticas e Manipulação de Alimentos” junto aos ambulantes, promovendo assim um melhor atendimento ao público, com adequada higienização.
O termo foi assinado na última terça-feira (16) pelo diretor de Fiscalização de Postura, Francisco de Oliveira Balbi, o diretor da Vigilância Sanitária, Waldir Simões, e a coordenadora do Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde do Departamento de Fiscalização e Vigilância Sanitária, Vivian Lanunce Paes. O objetivo, segundo Capitão Balbi, é melhorar a qualidade da prestação dos serviços do comércio eventual de comestíveis em Campos.
Na parceria, a Visa vai gerenciar o curso, com preparação das metodologias aplicadas, e oferecendo os certificados aos cursistas, enquanto à Postura caberá enviar a listagem de todos os ambulantes cadastrados junto ao órgão, condicionar a autorização de funcionamento dos ambulantes à obtenção do certificado e manter os dados cadastrais e informações atualizados junto à Visa.
Para os novos ambulantes, o certificado será uma condição na obtenção do alvará de funcionamento. Já no caso dos ambulantes antigos, a atuação ocorrerá de acordo com as intervenções que forem sendo realizadas para melhoria da estrutura de cada um. “Não há necessidade de correria. ? medida que eles forem sendo transferidos, vamos oferecendo o curso. Será um processo de rotina, com palestras e orientações”, garantiu o Capitão Balbi.
Segundo Vivian, a capacitação aborda temas como a importância do trabalho da Vigilância sanitária na sociedade, o papel do fiscal sanitário, os locais de atuação, higienização pessoal e utensílios utilizados no preparo dos alimentos, além da importância da utilização de determinados materiais descartáveis, como copos. “Toda vez que o ambulante pedir autorização de funcionamento, vamos solicitar o certificado, além dos documentos que a Postura já exige. O ambulante interessado pode ligar para (22) 2725-0475”, concluiu Vivian.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/05/2026 09:21:15 Procon orienta consumidores sobre compras relacionadas à Copa do Mundo Fifa 2026
- 26/05/2026 09:03:39 O empurrão que faltava: conheça o “Fundecam Empreendedor”, para pequenos negócios
- 26/05/2026 08:46:37 Idosos e mulheres terão atendimentos especiais no Prefeitura em Ação de Ururaí
- 26/05/2026 08:12:14 Campos representada no 11º Fórum dos Dirigentes Municipais de Educação
- 26/05/2026 08:04:12 Projeto “Conhecendo o Escritório Social” será realizado na Universo nesta quinta
Procon orienta consumidores sobre compras relacionadas à Copa do Mundo Fifa 2026
2605 09h03O empurrão que faltava: conheça o “Fundecam Empreendedor”, para pequenos negócios
2605 08h46Idosos e mulheres terão atendimentos especiais no Prefeitura em Ação de Ururaí
2605 08h12Campos representada no 11º Fórum dos Dirigentes Municipais de Educação
2605 08h04Projeto “Conhecendo o Escritório Social” será realizado na Universo nesta quinta
Gabaritos das provas do concurso para Educação de Campos são liberados
2Ponte Barcelos Martins: Saque-Calamidade liberado para trabalhadores de Guarus
3Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
4Provas do concurso público da educação de Campos aplicadas neste domingo
5Inscrições online para processo seletivo da Assistência Social já estão abertas
6Concurso da Educação tem grande adesão e reforça confiança na rede pública





















