Notícia no detalhe
Profissionais de Saúde em Curso de Manejo da Amamentação
Com o objetivo de capacitar profissionais de Saúde das redes ambulatorial e hospitalar do município, o Comitê Permanente de Apoio e Proteção ao Aleitamento Materno, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Centro Politécnico da Santa Casa de Misericórdia de Campos, iniciou nesta terça-feira (03) o 2º Curso de Manejo Clínico da Amamentação: uma abordagem ambulatorial e hospitalar. Até o próximo dia 27, uma vez por semana, cerca de 93 enfermeiros e técnicos de enfermagem inscritos para o curso assistirão, das 8h às 12h, a palestras e vídeos apresentados no Teatro de Bolso Procópio Ferreira.
O curso tem duração de 20 horas e, de acordo com o presidente do Comitê, o médico pediatra Luiz Alberto Mussa Tavares, vai capacitar cuidadores treinados no acolhimento e nas resoluções das principais dificuldades apresentadas pelas nutrizes nos hospitais e nos ambulatórios.
“O aleitamento materno é importante para a prevenção de doenças futuras e é preciso que os profissionais que lidam diretamente com as mães estejam preparados para observar e orientá-las. No entanto, muitos desses profissionais ainda não são sensíveis à comunicação com o bebê”, frisou o médico.
Programação – Nesta terça-feira (03), foram abordados temas como a anatomia da mama, psicofisiologia da lactação, anatomia do sistema estomatognático e fisiologia da sucção. No próximo dia 10, serão abordados a técnica da amamentação, a observação de mamada, a ordenha manual e mecânica, noções de aconselhamento e manejo das principais dificuldades.
Já no dia 18, os profissionais vão aprender mais sobre amamentação e cesariana, amamentação em bebês prematuros, amamentação na primeira hora, banco de leite humano e sobre a iniciativa do Hospital Amigo da Criança. Outros assuntos serão abordados nos dias 24 e 27, como os aspectos constitucionais do aleitamento materno e a comunicação entre o bebê e a mãe durante a amamentação. Haverá mostra de vídeos, distribuição de CDs com as aulas, sorteio de livros e entrega de certificado.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/03/2026 15:35:48 Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
- 13/03/2026 15:01:57 Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
- 13/03/2026 12:38:31 Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
- 13/03/2026 08:31:59 Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
- 13/03/2026 08:23:05 Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
1303 15h01Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
1303 12h38Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
1303 08h31Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
1303 08h23Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















