Notícia no detalhe
Núcleo de Educação e Saúde mobilizada no combate à dengue
O Núcleo de Educação e Saúde (IEC), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), preparou mais uma cronograma de palestras e ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti. Em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), secretarias de Saúde, Educação e Família e Assistência Social, as escolas de Campos e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) recebem uma palestra, ministrada pela coordenadora do IEC, Luzinete Ferreira, sobre combate e prevenção contra a dengue.
A programação da semana começou nesta segunda-feira (02) no Ciep Arnaldo Rosa Viana, no Parque Aurora, com palestra e estande em dois horários, às 8h30 e 13h. Na terça-feira (03), a programação segue no Cras de Custodópolis, em Guarus, com palestra, às 8h, e na quarta-feira, a Escola Leopoldino Maria recebe o Programa Saúde na Escola e a palestra do IEC.
Segundo a coordenadora, as ações são realizadas semanalmente, reunindo a comunidade e alunos da rede municipal de ensino. "Abro a programação com palestra, orientando a população de que o governo, nas três esferas, tem feito de tudo para evitar uma epidemia. No entanto, as pessoas têm que estar engajadas nesta causa, pois percebemos que os depósitos de larvas são encontrados quase sempre dentro das casas", explica, lembrando que cerca de 400 pessoas participam por semana.
Paralelo às palestras, o PSE também participa com suas ações. Na ocasião, os estudantes são atendidos com atendimento nas áreas de pediatria, odontologia, com a participação do Programa Dentinho Saudável, oftalmologia, audiometria, vacinação, acuidade auditiva e visual. Além dos atendimentos específicos, contadores de história da rede municipal também visitam as escolas com o personagem Chuvisquito.
Informação - O IEC ainda monta um estande durante as visitas para mostrar a evolução da larva do mosquito. "A população tem a chance de ver de perto uma larva do mosquito. Explicamos que a larva sofre a metamorfose e se transforma nesse mosquito tão perigoso. Desvendamos mitos porque, em muitas localidades, as pessoas acham que aquela larva vai sumir, mas não é tão simples assim".
A parceria com a Secretaria de Educação já rende bons resultados. "Professores e alunos da rede de 60 unidades escolares estão sendo capacitados, inclusive aprendendo a biologia do vetor, para se transformarem em multiplicadores, capazes de identificar o problema e repassar as informações", revela.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa