Notícia no detalhe
Campos Cidadão: dois anos e muitos motivos para comemorar
O Programa Campos Cidadão, implementado em 2009 pela Prefeita Rosinha Garotinho, vai completar neste domingo (1º de maio), dois anos de existência. Com o objetivo de melhorar a qualidade do transporte coletivo oferecido no município, o Programa Campos Cidadão possibilitou a renovação da frota, inclusive, tendo os primeiros ônibus com rampas de acessibilidade, além de proporcionar passagem a 1 real para toda a população.
Segundo levantamento da Empresa Municipal de Transportes (Emut), antes da cobrança da tarifa social entrar em vigor, em maio de 2009, as 14 empresas de ônibus que operam no sistema de transporte coletivo do município disponibilizavam uma frota operante de 249 veículos, com idade média variando de 14,6 anos a 8,2 anos. Do total, 143 ônibus foram retirados de circulação e substituídos. Atualmente, a frota operante é de 391 ônibus, sendo 138 deles novos veículos e 25 com acessibilidade para cadeirantes.
O presidente da Empresa Municipal de Transporte (Emut), Paulo Mósso, informa que o município iniciou o processo de reestruturação do transporte público em maio de 2009, com a implantação do Programa Campos Cidadão que permitiu aos usuários de ônibus pagar a passagem no valor único de 1 real em todo o município. Entre as melhorias que ocorreram, com o programa, estão o aumento da frota, além da circulação de veículos mais novos, inclusive, com plataformas de acessibilidade, o que não existia antes.
Paulo Mósso informa que esta adaptação dos ônibus com dispositivos que permitem que cadeirantes possam subir no ônibus começou antes mesmo do Termo de Ajustamento de Conduta do (TAC) do Ministério Público, no ano passado, e envolveu diretamente as empresas. "Atualmente, temos 25 ônibus adaptados com estes dispositivos em meio a uma frota de 391 carros. Nós já vínhamos cobrando as empresas de ônibus e estamos intensificando essa cobrança. Estamos solicitando que, até o final do mês de maio deste ano tenhamos um quantitativo maior de ônibus adaptados para cadeirantes”, falou o presidente da Emut.
O presidente da Emut informou que 312 mil pessoas estão cadastradas no Programa Campos Cidadão. Ele ressaltou, ainda, que o cadastro continua sendo feito no atendimento do Programa Campos Cidadão no Edifício Cidade de Campos, no Centro. Tanto para quem ainda não tem o cartão como para quem perdeu e quer tirar a segunda via. Paulo Mósso comentou sobre as melhorias no transporte público municipal: “Hoje nós temos uma frota que está com idade de 9,5 anos. Até o final de maio, vamos começar a cumprir o decreto que foi publicado no Diário Oficial que estipula o prazo médio que o ônibus deve circular que é de 5 anos por carro e 7 anos por empresas”, falou Mósso que enumerou outros ganhos no transposte público.
-Tivemos uma melhoria substancial com o beneficio da passagem social. Moradores de Morro do Coco, por exemplo, pagavam R$ 5,60. O Verão no Farol se tornou um sucesso ainda maior graças à passagem social. Pessoas que precisam vir a hospitais ou trabalhar na cidade tiveram a vida facilitada. Isso resultou numa economia para o usuário e uma renda familiar a mais - acredita Mósso.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa