Notícia no detalhe
Justiça para quem produz entra em nova etapa
Na tentativa de manter viva a luta em defesa dos royalties, a Prefeita Rosinha Garotinho, presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), se reuniu nesta sexta-feira (19) com representantes da sociedade civil organizada para traçar novas estratégias do movimento “Justiça para quem produz”. Uma das medidas anunciadas é que os setores da sociedade envolvidos no movimento estarão utilizando a gota, símbolo da campanha, em sacolas de supermercados e farmácias, transporte, universidades, veículos de comunicação, entre outros. Um informativo com as inconstitucionalidades da Emenda ?bsen, também será elaborado para que cada segmento da sociedade possa utilizar junto aos senadores.
De acordo com a prefeita, a reunião desta sexta-feira foi de avaliação das ações feitas até o momento. “Na minha opinião, no ato de quarta-feira (17) no Rio, a população respondeu bem, mas ficou vazio em termos de comando político, porque não saiu nenhuma proposta de lá. Saímos sem saber o que vai acontecer”, destaca Rosinha, que ficou otimista com as declarações recentes dos governadores de São Paulo, José Serra e de Minas Gerais, Aécio Neves .
Ela adiantou que uma nova audiência deverá ser marcada com o governador Sérgio Cabral, prefeitos e a sociedade civil organizada para que, juntos, possam traçar novas estratégias. “Estamos nos organizando para nos mantermos unidos, sem baixar a guarda porque, se deixarem para depois das eleições, a tendência é sair dos noticiários. Mas vamos continuar com a chama da luta acesa em Campos”, destaca Rosinha, citando as últimas declarações do Presidente Lula, de que o tema deverá ser decidido após as eleições.
Na opinião de Rosinha, é provável que tirem o caráter de emergência no que diz respeito à Emenda ?bsen, que muda as regras de distribuição dos royalties atuais e mantenham apenas no Projeto de Lei do Pré-Sal. “Antes das eleições, o estrago será político e, depois, será para o Rio de Janeiro”, informa a prefeita e presidente da Ompetro.
- Fizemos o que foi possível até agora. Acho que, se a mídia nacional está discutindo os royalties agora, é porque o interior começou esta luta. Estamos lutando, mas não é para ganhar nada. E para não perder o que temos. Creio na Justiça, mas não vamos parar de lutar - ressalta a prefeita, acrescentando que a nova estratégia do movimento vai manter viva a luta na memória de toda a população.
O conselheiro da OAB/Campos e presidente da Comissão de Royalties da entidade, montada durante o movimento, Carlos Fernando Monteiro da Silva, considera a evolução do movimento excelente e acredita o momento propício para não deixar a luta enfraquecer. “Vamos ajudar a manter o movimento vivo na memória de Campos e, se possível, de todo Brasil”, destaca.
Em reunião da prefeita Rosinha com a sociedade civil organizada, novas ações foram definidas como a utilização da marca do movimento em sacolas de supermercados e farmácias, nos caminhões que transportam tijolos, entre outros segmentos
Últimas Notícias adicionadas
- 24/05/2025 16:12:23 Prefeito acompanha prestação de serviços no Prefeitura em Ação de Goitacazes
- 24/05/2025 15:25:09 Prefeito consegue recurso de R$ 5 milhões para a ampliação da Clínica da Criança
- 24/05/2025 14:12:49 Secretaria de Saúde presente no Prefeitura em Ação em Goitacazes
- 24/05/2025 13:21:50 Amanhã é dia de “Domingo em Família” no Parque Tamandaré
- 24/05/2025 12:41:20 Desenvolvimento Humano entrega equipamentos eletrônicos ao CRAS de Goitacazes
Prefeito acompanha prestação de serviços no Prefeitura em Ação de Goitacazes
2405 15h25Prefeito consegue recurso de R$ 5 milhões para a ampliação da Clínica da Criança
2405 14h12Secretaria de Saúde presente no Prefeitura em Ação em Goitacazes
2405 13h21Amanhã é dia de “Domingo em Família” no Parque Tamandaré
2405 12h41Desenvolvimento Humano entrega equipamentos eletrônicos ao CRAS de Goitacazes
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Rock Goitacá 2025 acontecerá nos dias 24 e 25, no Jardim do Liceu
4Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso