Notícia no detalhe
CCZ vai realizar nova pesquisa para avaliar índice de infestação pelo Aedes aegypti
Levantamento de dados será iniciado na próxima segunda-feira (20) e envolverá pelo menos 100 agentes de combate às endemias, supervisores e pessoal de apoio do órgão municipal
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) inicia, na próxima segunda-feira (20), o trabalho de campo para pesquisa do novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) - instrumento fundamental para o monitoramento do Índice de Infestação Predial (IIP) e Índice de Breteau (IB) no município. A coleta de dados ocorre durante toda a semana e envolve 100 Agentes de Combates às Endemias (ACE’s), além de supervisores e pessoal de apoio técnico administrativo.
O LIRAa é uma atividade preconizada pelo Ministério da Saúde, onde o índice de infestação satisfatório para o mosquito transmissor de arboviroses como: dengue, zika vírus e febre chikungunya, está abaixo de 1%. Para a execução do trabalho de campo, o município foi dividido em 19 áreas, onde os ACE’s irão vistoriar 8.193 imóveis residenciais, comerciais, terrenos baldios e prédios públicos de 635 quarteirões.
As amostras de focos recolhidas serão identificadas e encaminhadas para laboratório, onde passarão por análise e identificação da espécie e, assim podendo apontar precocemente a presença dos vetores Aedes aegypti e albopictus no município. Também é registrado o tipo de depósitos/criadouros com predominância para foco do mosquito. Os resultados da pesquisa amostral, que será entre os dias 20 e 24 este mês, serão concluídos e divulgados na semana seguinte.
“O LIRAa irá fornecer o diagnóstico rápido da situação do município, facilitando assim nossa ação de combate ao vetor e, consequentemente, a prevenção às doenças”, destacou o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos. O município já realizou dois levantamentos pelo LIRAa, tendo sido um em janeiro, que apontou índice de 5,4% e, outro em abril, com 3,9%.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/07/2025 18:49:25 Prefeitura em Ação oferece vacinação e educação em saúde na Penha
- 12/07/2025 18:28:03 Ações de conscientização e incentivo à vacinação contra hepatites virais
- 12/07/2025 18:12:55 Prefeito Wladimir anuncia iluminação de LED para toda a Grande Penha
- 12/07/2025 14:02:18 Prefeitura em Ação movimentou a Penha com serviços e atividades
- 12/07/2025 09:31:52 Secretaria de Educação faz 5a convocação de professores substitutos
Prefeitura em Ação oferece vacinação e educação em saúde na Penha
1207 18h28Ações de conscientização e incentivo à vacinação contra hepatites virais
1207 18h12Prefeito Wladimir anuncia iluminação de LED para toda a Grande Penha
1207 14h02Prefeitura em Ação movimentou a Penha com serviços e atividades
1207 09h31Secretaria de Educação faz 5a convocação de professores substitutos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
4Defesa Civil realiza palestra para capacitação de agentes do governo
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda