Seguindo a determinação do prefeito Wladimir Garotinho, além de atuarem em diversas frentes de trabalho por todo o município, equipes das Subsecretarias de Iluminação Pública e de Limpeza Pública dão continuidade as ações também na praia do Farol de São Tomé. Neste final de semana, o balneário realiza mais um dia do 5° Circuito de Arraiás, promovido pela associação de comerciantes locais com total apoio logístico da Prefeitura de Campos por meio destas subsecretarias e parceria firmada com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
Há aproximadamente 50 quilômetros de distância da sede do município, a localidade vem recebendo atenção especial desde o ano passado, com trabalhos de diversos órgãos da administração pública. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é uma das instituições com ações efetivas na praia, tendo importantes linhas de atuação: combate ao mosquito Aedes aegypti e orientações junto a população, campanhas de vacinação em cães e gatos, combate a roedores e recolhimento de animais soltos.
Outro órgão da Prefeitura sempre presente no Farol de São Tomé, a Secretaria de Serviços Públicos semanalmente desloca equipes para atuar em dois pontos importantes no balneário: iluminação e limpeza pública. Há pelo menos duas semanas, os trabalhos foram intensificados a fim de atender demandas e garantir uma praia sempre limpa e bem iluminada, promovendo um local ainda mais seguro e acolhedor, aos moradores e para os visitantes, turistas e veranistas - que já começam a voltar após o verão para prestigiar os eventos locais e nos preparativos para as férias escolares, em julho.
Nas últimas semanas, as ações de maior destaque e bastante elogiadas na praia estão sendo no setor de iluminação pública. Dois pontos importantes, receberam manutenção, sendo no acesso ao balneário e extensão da orla – que continuará recebendo os devidos reparos.
Moradora antiga do Farol, Gilma Quintanilha, de 72 anos, está satisfeita com os trabalhos da prefeitura em diversas áreas, o que não tinha há muitos anos.
“Não temos do que reclamar mais. Ruas limpas sempre, coleta de lixo em dias alternados, iluminação com atendimento tão logo pedimos e a polícia militar trabalhando impedindo roubos, que eram corriqueiros devido as ruas escuras e isso facilitava para os bandidos. Agradeço muito ao prefeito por esse zelo e cuidado com nossa querida praia”, declara.
Na iluminação, por exemplo, a média de reparos chega a pelo menos 30 pontos em um dia na praia, atendendo demandas enviadas pelo WhatsApp do órgão público (22 98126-0880) e carências detectadas pelo supervisor local da pasta, Rafael Ribeiro, que acompanha diariamente as ações.