Notícia no detalhe
Encontro de Artesãos na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho
A Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, em Goitacazes, recebeu na quinta-feira (18) o I Encontro de Artesãos da Baixada Campista antecipando o Dia do Artesão, comemorado nesta sexta-feira (19). Na oportunidade, os artesãos expuseram suas obras e falaram de sua experiência com o trabalho de artesanato. A artesã Vera Vasconcelos comentou sobre a Lei Valverde, que tramita no Congresso e que prevê a regularização da profissão do artesão.
O diretor das Casas de Cultura do município de Campos, Wilson Heidenfelder falou da importância de um evento como esse: “Conseguimos reunir muitos artesãos e a idéia é que isso aconteça uma vez por mês. Queremos fazer da Casa de Cultura de Goitacazes um pólo de artesanato”, disse Wilson.
Um dos destaques do encontro foi a artesã Conceição Fernandes, com seu trabalho de reciclagem e papietagem, que mistura fibra de banana, filtro de café e sementes variadas, como cravo e canela; com papel, pepelão e jornal. São bolsas, almofadas, porta-retratos, álbuns de fotografias e um relógio, todos muito bem acabados.
No final do encontro, houve sorteio de brindes, como uma boneca da Mana Chica do Caboio e uma toalha bordada. Na oportunidade, também foi aberta a exposição “Campos, Minha Cidade”, do Pró-Jovem, com fotos do patrimônio cultural e histórico de Campos, que ficará abrigada no novo espaço da casa de cultura, onde ficava a biblioteca. Esta foi transferida para uma outra sala.
Dia do Artesão- Hoje, dia 19 de março, é comemorado o Dia Nacional do Artesão. Esta data foi escolhida para marcar o dia do artesão porque é também o Dia de São José, o primeiro e maior carpinteiro da história. São José é muito especial para Goitacazes, já que neste bairro existem a Usina São José, o Hospital São José e a Casa de Cultura José Cândido de Carvalho.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/03/2026 08:31:59 Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
- 13/03/2026 08:23:05 Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
- 13/03/2026 08:14:17 Parceria com 2ª Cia de Infantaria para implantar Projeto Forças no Esporte
- 13/03/2026 08:09:24 AdoleScER com o Cinema: oficina audiovisual na EM Guiomar Ramos
- 12/03/2026 18:11:52 Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
1303 08h23Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
1303 08h14Parceria com 2ª Cia de Infantaria para implantar Projeto Forças no Esporte
1303 08h09AdoleScER com o Cinema: oficina audiovisual na EM Guiomar Ramos
1203 18h11Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















