Notícia no detalhe
Encontro de Artesãos na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho
A Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, em Goitacazes, recebeu na quinta-feira (18) o I Encontro de Artesãos da Baixada Campista antecipando o Dia do Artesão, comemorado nesta sexta-feira (19). Na oportunidade, os artesãos expuseram suas obras e falaram de sua experiência com o trabalho de artesanato. A artesã Vera Vasconcelos comentou sobre a Lei Valverde, que tramita no Congresso e que prevê a regularização da profissão do artesão.
O diretor das Casas de Cultura do município de Campos, Wilson Heidenfelder falou da importância de um evento como esse: “Conseguimos reunir muitos artesãos e a idéia é que isso aconteça uma vez por mês. Queremos fazer da Casa de Cultura de Goitacazes um pólo de artesanato”, disse Wilson.
Um dos destaques do encontro foi a artesã Conceição Fernandes, com seu trabalho de reciclagem e papietagem, que mistura fibra de banana, filtro de café e sementes variadas, como cravo e canela; com papel, pepelão e jornal. São bolsas, almofadas, porta-retratos, álbuns de fotografias e um relógio, todos muito bem acabados.
No final do encontro, houve sorteio de brindes, como uma boneca da Mana Chica do Caboio e uma toalha bordada. Na oportunidade, também foi aberta a exposição “Campos, Minha Cidade”, do Pró-Jovem, com fotos do patrimônio cultural e histórico de Campos, que ficará abrigada no novo espaço da casa de cultura, onde ficava a biblioteca. Esta foi transferida para uma outra sala.
Dia do Artesão- Hoje, dia 19 de março, é comemorado o Dia Nacional do Artesão. Esta data foi escolhida para marcar o dia do artesão porque é também o Dia de São José, o primeiro e maior carpinteiro da história. São José é muito especial para Goitacazes, já que neste bairro existem a Usina São José, o Hospital São José e a Casa de Cultura José Cândido de Carvalho.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/05/2025 11:52:17 FortaleSER promove ação do Maio Laranja na BR 101, com apoio da PRF
- 19/05/2025 11:03:26 Espaço da Oportunidade com 338 vagas de emprego nesta semana
- 19/05/2025 10:06:04 Procon Campos já aplicou quase R$ 10 milhões em multas contra a Enel neste ano
- 19/05/2025 09:16:40 Divulgado resultado parcial dos projetos submetidos no Programa Mais Ciência
- 19/05/2025 09:05:24 Alunos concluem aula prática no 4º dia do curso de Operador de Máquinas Pesadas
FortaleSER promove ação do Maio Laranja na BR 101, com apoio da PRF
1905 11h03Espaço da Oportunidade com 338 vagas de emprego nesta semana
1905 10h06Procon Campos já aplicou quase R$ 10 milhões em multas contra a Enel neste ano
1905 09h16Divulgado resultado parcial dos projetos submetidos no Programa Mais Ciência
1905 09h05Alunos concluem aula prática no 4º dia do curso de Operador de Máquinas Pesadas
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa