Comemorado nesta segunda-feira (06), o Dia Nacional do Teste do Pezinho tem por objetivo lembrar da importância da triagem neonatal, uma estratégia em Saúde Pública para detectar doenças metabólicas, genéticas, endócrinas e hematológicas tratáveis nos recém-nascidos.
Em Campos, a Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (PAISMCA), centralizou a realização do teste do pezinho no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA1), com equipe qualificada e exclusiva para o procedimento. O CRTCA1 funciona na Cidade da Criança.
O Teste do Pezinho é obrigatório por lei, gratuito e deve ser realizado em todos os recém-nascidos. A coleta deve ocorrer, preferencialmente, do terceiro ao quinto dia de vida do bebê. O exame contribui para monitorar a saúde dos recém-nascidos, pois permite identificar doenças que atrapalham o desenvolvimento infantil e que podem demorar muito tempo para apresentar sintomas, como hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fenilcetonúria, fibrose cística e as hemoglobinopatias.
Responsável pela realização do teste do pezinho e aplicação da vacina BCG no CRTCA1, a enfermeira Helken Serafim, disse que diariamente são feitos uma média de 35 exames no município.
“Os bebês já saem da maternidade com o teste agendado, mas todo recém-nascido que chega à unidade, mesmo sem agendamento, é atendido. Temos a chamada coleta tardia, onde, muitas vezes, os pais acabam esquecendo o dia do agendamento e trazem a criança já com 2 meses de vida”, explicou ela.
Para o teste, o responsável tem que apresentar certidão de nascimento do bebê, cartão de vacina, CPF e documento de identificação com foto.
A auxiliar de cozinha, Liliana Lúcia Rosa, 39 anos, levou o filho Gabriel, de apenas quatro dias de vida, para fazer o exame na sexta-feira (03). O bebê nasceu no Hospital Beneficência Portuguesa e, devido ao agendamento feito pela própria unidade hospitalar, Liliana contou que o atendimento foi bem rápido, sem filas.
“Além da rapidez, a equipe que atende a gente é bem atenciosa e paciente”, afirmou ela, que mora no Parque Bandeirantes, em Guarus.
O CRTCA1 funciona das 8h às 18h, mas o teste do pezinho é feito até às 16h, de segunda à sexta-feira. O resultado sai em 20 dias e pode ser conferido por meio do site da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que é o www.cdpapaerio.com.br ou pelo www.conexaosauderj.com.br.
Aqueles que não têm acesso à internet podem ir diretamente ao PAISMCA, no Centro de Saúde, que funciona anexo ao prédio da Secretaria de Saúde.
“Ainda assim, se a pessoa não conseguir pegar o resultado do exame, ela pode se dirigir ao CRTCA1 que imprimimos para ela”, explicou Helken, ressaltando que, duas vezes por semana, envia para o laboratório da Apae, no Rio de Janeiro, as coletas realizadas no município para análise.