A vacinação noturna contra a Covid-19 está com novo horário em três dos cinco postos de imunização a partir desta quarta-feira (1º). São duas horas a mais, ou seja, das 16h às 22h, na Clínica da Criança e nas Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Saldanha Marinho e Farol de São Tomé, para que crianças e adultos possam se proteger contra o vírus que já matou 1.830 pessoas e infectou mais de 58 mil, no município.
Na Clínica da Criança, antiga Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Guarus, crianças com idade entre 5 e 11 anos poderão receber a 1ª dose da vacina e também a 2ª dose da Pfizer. O intervalo entre uma dose e outra é de oito semanas, ou seja, dois meses. Todas as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis legais. Também será aplicada a dose de reforço (3ª dose) para adolescentes de 12 a 17 anos.
Outro posto com aplicação da dose de reforço para adolescentes e a UPH da Saldanha Marinho. No local, assim como a UPH de Farol de São Tomé, também será aplicada da 1ª a 4ª dose.
Já nas UPH’s de Travessão e Ururaí, continua sendo das 18h às 22h. Devem comparecer a uma dessas unidades as pessoas com 12 anos ou mais para receberem a primeira dose. A 2ª dose da AstraZeneca para quem tomou a 1ª dose até o dia 25 de abril e a CoronaVac para quem recebeu a 1ª até o dia 09 de maio. Já a 2ª dose da Pfizer é para aqueles que receberam a 1ª até o dia 02 de maio. Para os adolescentes de 12 a 17 anos que tenham recebido a 1ª dose da Pfizer deve respeitar intervalo de dois meses.
Também será aplicada a terceira dose para as pessoas com 18 anos ou mais e que tenham recebido a 2ª dose há quatro meses. A quarta dose é destinada para idosos acima de 60 anos e que tenham recebido a 3ª dose há quatro meses.
“Estamos ampliando o horário de atendimento, mas vamos seguir a mesma estratégia para evitar perda de vacinas. A imunização vai começar às 16h e segure até as 22h, porém após as 20h, não havendo frasco aberto, a administração da vacina será realizada a cada grupo de 5 pessoas”, explica a coordenadora de imunizações, Amanda carvalho.
Para receber a 1ª dose da vacina será preciso apresentar a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e, no caso de criança e adolescente, a caderneta de vacinação. Quem vai tomar a 2ª, 3ª e 4ª dose deve apresentar o comprovante de vacina contra a Covid-19, documento com foto e CPF.
Em todos os postos a vacinação será realizada através de distribuição de senha e novo horário é válido para aplicação de segunda a sexta-feira.