Notícia no detalhe
Capacitação em saúde e violência de forma integrada
Com objetivo de implementar uma Política Municipal de Enfrentamento de todas as violências, a secretaria municipal de Saúde, através da Superintendência de Saúde Coletiva, realizou nesta segunda-feira (25), a I Capacitação em Saúde e Violência. O evento, que prossegue até amanhã (terça-feira, 26), acontece no anfiteatro da Faculdade de Medicina de Campos, e reúne profissionais das secretarias de Saúde, Família e Assistência Social, Justiça e Assistência Judiciária e Educação, além da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ).
De acordo com o superintendente de Saúde coletiva, Charbell Kury, o encontro é resultado de uma série de câmaras técnicas realizadas desde maio de 2010 com representantes de diferentes instituições e órgãos que integram as redes de proteção social, de garantia de direitos e de Saúde do município. “O que observamos é que temos um rede excelente para o atendimento de vítimas de violência, mas nos falta articular as ações e começarmos a atuar em intersetoriedade. Conselhos tutelares, FMIJ, Creas, Cras, casas de abrigamentos, Niam e tantos outros órgãos oferecem serviços que podem ser integrados”, pontuou o superintendente.
Para a secretária municipal de Família e Assistência Social, Izaura Freire, cabe, sobretudo aos gestores, quebrar paradigmas e potencializar as ações hoje realizadas de forma fragmentada. Segundo ela, as instituições que compõem as redes envolvidas no atendimento às vítimas de violência precisam se conhecer e interagir.
- Estive em uma reunião do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Cogemas) e vi muitos municípios sendo agraciados com prêmios por ações que não chegam aos pés das que realizamos aqui. Campos está na vanguarda em ações de proteção social, mas não externalizamos essas iniciativas. Precisamos potencializar essa rede de proteção e instrumentalizar nossas ações - salientou Izaura, anunciando a inauguração, no próximo mês, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Mulher. “Nesta semana, na sexta-feira (29), teremos uma reunião com todos os secretários para tratar do efetivo cumprimento da política municipal para os idosos”, acrescentou.
Presidente da FMIJ, Mário Lopes, lembrou da necessidade de prevenir os casos de violência. “É triste um país que precisa criar leis para falar sobre o óbvio: que criança deve ser tratada como criança e idosos como idosos”, lamentou.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















