Notícia no detalhe
Capacitação em saúde e violência de forma integrada
Com objetivo de implementar uma Política Municipal de Enfrentamento de todas as violências, a secretaria municipal de Saúde, através da Superintendência de Saúde Coletiva, realizou nesta segunda-feira (25), a I Capacitação em Saúde e Violência. O evento, que prossegue até amanhã (terça-feira, 26), acontece no anfiteatro da Faculdade de Medicina de Campos, e reúne profissionais das secretarias de Saúde, Família e Assistência Social, Justiça e Assistência Judiciária e Educação, além da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ).
De acordo com o superintendente de Saúde coletiva, Charbell Kury, o encontro é resultado de uma série de câmaras técnicas realizadas desde maio de 2010 com representantes de diferentes instituições e órgãos que integram as redes de proteção social, de garantia de direitos e de Saúde do município. “O que observamos é que temos um rede excelente para o atendimento de vítimas de violência, mas nos falta articular as ações e começarmos a atuar em intersetoriedade. Conselhos tutelares, FMIJ, Creas, Cras, casas de abrigamentos, Niam e tantos outros órgãos oferecem serviços que podem ser integrados”, pontuou o superintendente.
Para a secretária municipal de Família e Assistência Social, Izaura Freire, cabe, sobretudo aos gestores, quebrar paradigmas e potencializar as ações hoje realizadas de forma fragmentada. Segundo ela, as instituições que compõem as redes envolvidas no atendimento às vítimas de violência precisam se conhecer e interagir.
- Estive em uma reunião do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Cogemas) e vi muitos municípios sendo agraciados com prêmios por ações que não chegam aos pés das que realizamos aqui. Campos está na vanguarda em ações de proteção social, mas não externalizamos essas iniciativas. Precisamos potencializar essa rede de proteção e instrumentalizar nossas ações - salientou Izaura, anunciando a inauguração, no próximo mês, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Mulher. “Nesta semana, na sexta-feira (29), teremos uma reunião com todos os secretários para tratar do efetivo cumprimento da política municipal para os idosos”, acrescentou.
Presidente da FMIJ, Mário Lopes, lembrou da necessidade de prevenir os casos de violência. “É triste um país que precisa criar leis para falar sobre o óbvio: que criança deve ser tratada como criança e idosos como idosos”, lamentou.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/08/2025 19:06:14 Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
- 27/08/2025 18:28:29 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
- 27/08/2025 17:48:49 Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
- 27/08/2025 16:47:29 Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
- 27/08/2025 16:43:58 Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
2708 18h28Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
2708 17h48Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
2708 16h47Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
2708 16h43Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia