Notícia no detalhe
Educação coloca o bullying no centro das discussões
A Secretaria de Educação, através da Coordenação de Diversidade e Pluralidade Cultural, realiza nesta terça-feira (26) palestra com o tema “Bullying no ambiente escolar” da psicóloga e professora Angélica Carvalho, para os professores e orientadores pedagógicos da rede municipal. O encontro faz parte do Projeto Viva a Diferença 2011 e acontece no auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura, das 13h às 17h.
Visto que a violência adentrou os muros das escolas, os educadores estão preocupados em tentar examinar, refletir e procurar subsídios para enfrentar o assédio escolar conhecido como bullying. Os atos de discriminação e violência causam desde simples problemas de aprendizagem, até sérios transtornos de comportamento responsáveis por índices de suicídios e homicídios entre estudantes.
- Temos nos deparado com situações onde os valores éticos não são mais respeitados e o objetivo deste encontro é preparar os profissionais da educação para lidar com estas situações. As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa auto-estima. Eles tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo contrair comportamento agressivo - destacou a secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu.
As oficinas do Projeto acontecerão nos dias 04 e 17 de maio, das 14h às 17h, no Centro Educacional 29 de maio. No primeiro dia, a oficina será ministrada pelo Mestre Antonio Carlos Beijinho, com o tema "Os passos da Mana Chica". As interessadas devem estar vestidas de saias. Já no segundo encontro, a oficina será de capoeira com o Mestre Ivo e os professores devem estar com roupa adequada de malha ou ginástica.
Segundo a Coordenadora de Diversidade e Pluralidade Cultural na Educação, Jane Rangel, a capacitação está na preparação de um discurso docente coerente com a sua prática pedagógica. “De nada adianta passar um ensinamento ético para seus alunos e agir de forma contrária a esses ensinamentos. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, as atitudes respeitosas devem partir do professor, pois estas atitudes serão vistas como modelo, principalmente pelas crianças menores. Devemos estimular atitudes de respeito às diferenças, visto que o desrespeito a toda e qualquer diferença vivida tem sido fator de bullying no ambiente escolar”, informou Jane Rangel.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















