Notícia no detalhe
Charlie Duke e a experiência de viajar ao espaço
O astronauta americano Charlie Duke, que fez parte da Missão Apollo 16, foi o destaque desta quinta-feira (21) no 4º Encontro de Astronomia e Astronáutica realizado em Campos. Depois de 30 anos sem vir ao Brasil, ele foi uma das figuras mais esperadas do evento não só por ter ido à Lua mas, principalmente, por ter estado no espaço dos Estados Unidos. Durante a palestra, realizada no Teatro Trianon, o astronauta explicou todo o processo de sua viagem à lua, falou sobre a importância das viagens ao espaço para os avanços tecnológicos e sobre a união dos povos lembrando que, no espaço, não existem fronteiras.
Em 1971, Duke tornou-se o décimo homem a pisar na Lua como piloto do Módulo Lunar Orion, na missão Apollo 16. O fato ocorreu nos dias 21 e 22 de abril, ou seja, há exatamente, 39 anos. Entre as conquistas para a humanidade que o astronauta citou a partir de experiências como esta ida ao espaço, estão os avanços tecnológicos nas áreas da comunicação, segurança, medicina e meio ambiente, entre outros.
- É muito importante que um evento como este aconteça no Brasil, um país de grande importância internacional - , disse Duke, que também elogiou a prefeitura e os organizadores pela realização do evento e ficou feliz com o interesse das pessoas no desenvolvimento da ciência.
Duke ressaltou que uma das lições do espaço é mostrar a união dos povos. “O espaço mostra que não existem fronteiras. Somos todos irmãos e queremos uma qualidade de vida melhor para todos”, disse Duke, durante a palestra, lembrando que, independente da ideologia de cada país, todos são amigos e irmãos. Atualmente, a Agência Espacial Americana não fabrica mais naves e a Rússia continua fabricando, fato que integra americanos e russos.
Além de Charlie Duke, também, participam do evento os cosmonautas russos Pavel Vinogradov, o homem que já ficou mais tempo no espaço, tendo ficado 190 dias da primeira vez, e 182 dias da segunda; e Oleg Kotov; além do astronauta brasileiro Marcos Pontes. O evento reúne representantes de 12 países, entre eles, China, índia e Romênia.
O 4º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, realizado pelo Clube de Astronomia Louis Cruls com o apoio da Prefeitura de Campos e do Instituto Federal Fluminense, está homenageando os 50 anos do homem no espaço. O primeiro a fazer a viagem foi o russo Yuri Gagarin. Oito anos depois, os Estados Unidos enviaram a Missão Apollo 11, formada pelos astronautas Neil Armstrong, Edwin Buzz Aldrin e Michael Collins, à Lua. Na época, os Estados Unidos conseguiram fazer com que este feito fosse mais importante do que a viagem russa ao espaço. Como foram os primeiros a ir ao espaço, a visitar o cosmos, os russos foram chamados de cosmonautas. Já, os americanos, para se diferenciarem, foram chamados de astronautas.
O presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, ressalta a importância do evento e da presença do Charles Duke ao evento. “Um evento deste porte coloca Campos em uma posição muito privilegiada porque, hoje, representantes de vários países estão aqui falando sobre os avanços tecnológicos que as visitas ao espaço vem gerando. Para nós, é uma honra ter o Charlie Duke no evento, uma pessoa extremamente simples e com uma bagagem de informações tão grande”, disse Avelino, lembrando que, nesta quinta-feira (21), foram distribuídos 700 fones de ouvido para tradução simultânea e muitas pessoas ficaram sem fones.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa