Notícia no detalhe
Campos é destaque em manifesto no Rio na luta pelos royalties
A cidade de Campos foi destaque na grande imprensa nesta quarta-feira (17 de março), devido à grande mobilização e ato de civismo do grande público do município, presente na Praça da Candelária e na Cinelândia, no ato de protesto contra a aprovação da Emenda 387/09, que visa alterar a lei dos royalties para redistribuir o benefício do petróleo. Contudo, os cerca de 10 mil moradores de Campos que atenderam ao apelo da prefeita Rosinha Garotinho e da sociedade civil organizada e foi ao Rio para o grande ato, voltaram decepcionados pela evidente falta de comando político por parte do governador Sérgio Cabral, que deixou a multidão sem ouvir um discurso propositivo dos governadores tanto do Rio como do Espírito Santo, Paulo Hartung, para marcar o repúdio do povo fluminense contra a aprovação da Emenda Constitucional proposta pelo deputado Ibsen Pinheiro, que retira 97% dos royalties do petróleo do Estado do Rio.
Na opinião de Rosinha, na condição de presidente da Ompetro (Organização dos Municípios Produtores de Petróleo da Baia de Campos) e que, desde fevereiro do ano passado encabeça uma luta em Brasília com a participação de prefeitos da região e dirigentes de entidades da sociedade civil organizada, faltou comando político na organização do ato no Rio.
Sem voz - Rosinha analisa que a massa ficou sem voz no evento, já que os governadores não falaram. O governador Cabral não franqueou a palavra aos parlamentares da bancada do Rio de Janeiro, nem do Espírito Santo, e nem mesmo ao governador capixaba, Paulo Hartung, que se esforçou, indo de Vitória ao Rio, apesar do mau tempo, para fortalecer politicamente o ato de protesto.
“As pessoas vieram aqui para ouvir as autoridades e as autoridades não falaram. Eu não trouxe cerca de 10 mil pessoas em mais de 150 ônibus para ver show. As pessoas queriam ouvir o clamor das autoridades”, disse a prefeita, decepcionada com a organização do ato público do Rio de janeiro. Contudo, Rosinha ressalta que valeu a demonstração de civismo e de luta da população do interior do estado e que a mobilização popular foi válida.
O Jornal do Brasil. O site dos grandes jornais, como JBOnline; G1(do sistema Globo); o R7 (do sistema Record), dentre outros como O Dia Online, publicaram informações e fotos sobre a mobilização da cidade em protesto contra a chamada Ibsen Pinheiro, que foi aprovada no dia 10 de março na Câmara Federal, e que segue em tramitação no Senado. Além de Campos, outros municípios da região levaram ônibus para a manifestação como Quissamã, Macaé, São João da Barra e Rio das Ostras, entre outros.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/05/2025 16:12:23 Prefeito acompanha prestação de serviços no Prefeitura em Ação de Goitacazes
- 24/05/2025 15:25:09 Prefeito consegue recurso de R$ 5 milhões para a ampliação da Clínica da Criança
- 24/05/2025 14:12:49 Secretaria de Saúde presente no Prefeitura em Ação em Goitacazes
- 24/05/2025 13:21:50 Amanhã é dia de “Domingo em Família” no Parque Tamandaré
- 24/05/2025 12:41:20 Desenvolvimento Humano entrega equipamentos eletrônicos ao CRAS de Goitacazes
Prefeito acompanha prestação de serviços no Prefeitura em Ação de Goitacazes
2405 15h25Prefeito consegue recurso de R$ 5 milhões para a ampliação da Clínica da Criança
2405 14h12Secretaria de Saúde presente no Prefeitura em Ação em Goitacazes
2405 13h21Amanhã é dia de “Domingo em Família” no Parque Tamandaré
2405 12h41Desenvolvimento Humano entrega equipamentos eletrônicos ao CRAS de Goitacazes
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Rock Goitacá 2025 acontecerá nos dias 24 e 25, no Jardim do Liceu
4Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso