Notícia no detalhe
Esporte provoca turismo e desenvolvimento no Morro do Itaóca
O Morro do Itaóca, importante ponto turístico de Campos, está prestes a ganhar o status de Parque Ambiental de Esportes Radicais. A idéia, que foi lançada esta semana com uma reunião na sede da Fundação Municipal de Esportes (FME), pretende transformar o local, que já é utilizado por diversos desportistas, em um ponto de referência para atletas e turistas.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, entre outras secretarias, a Fundação Municipal de Esportes pretende realizar dezenas de melhorias e intervenções que devem transformar o Morro do Itaóca em um dos pontos mais importantes do esporte e do turismo de Campos.
Um anteprojeto foi apresentado à Prefeita Rosinha Garotinho, no final do ano passado, pelo diretor do departamento de esportes radicais da FME, Romeu Lins. A aprovação prévia deu início aos trabalhos. Uma equipe de arquitetos, engenheiros ambientais, em parceria com a Associação de Vôo Livre de Campos, ainda trabalha no projeto final do que deve ser um dos locais mais visitados de Campos nos próximos anos.
Estão programados para o Morro do Itaóca um mirante; um Centro Ecumênico para receber igrejas e fiéis de várias denominações; marcação de trilhas para Mountain Bike; reforma das rampas de salto de parapente; Guarda corpo nas áreas da prática esportiva; marcação e reforma da rampa de asa delta; construção de um estacionamento; além das melhorias no acesso ao Morro. Também estão programados a construção de uma pista de skate quadri-banks e a reforma da pista de parapente e asa delta no distrito de Santa Maria.
Com a experiência de quem viu e participou de projetos semelhantes no Sul do país, o diretor da FME, Romeu Lins, acredita que a cidade pode se tornar referência em esportes radicais no Brasil. “É bom destacar que isso não é um sonho, é algo real. Campos é um dos melhores locais do Brasil para a prática do vôo livre, estamos transformando o Morro do Itaoca em um local seguro para a prática desses esportes. Campos terá condições de sediar competições e de formar novos atletas”, declarou.
Para o presidente da FME, Magno Prisco, resgatar a importância do Morro do Itaóca para o turismo e o esporte será um dos marcos dessa administração. “O Morro do Itaóca é um local privilegiado, mas nunca foi devidamente valorizado e estamos tentando fazer isso agora. Vamos dar ao local a importância que ele merece com toda a estrutura necessária para receber turistas e atletas”, destacou Magno Prisco.
O grupo já visitou o Morro no início da semana e a apresentação do projeto completo deve acontecer ainda neste mês, não há ainda uma previsão para o início das obras no local.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/03/2026 08:25:28 Atendimento semanal para orientar fazedores de cultura sobre o Mapa Cultural
- 12/03/2026 07:43:10 Fundação Municipal de Esportes com inscrições abertas para várias modalidades
- 11/03/2026 18:07:34 Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
- 11/03/2026 17:20:52 Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
- 11/03/2026 16:55:52 Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
Atendimento semanal para orientar fazedores de cultura sobre o Mapa Cultural
1203 07h43Fundação Municipal de Esportes com inscrições abertas para várias modalidades
1103 18h07Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
1103 17h20Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
1103 16h55Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 13, 16 e 18 de fevereiro
6Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval




















