Notícia no detalhe
Prefeitura descentraliza atendimento ao Acidente Biológico
A Secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta quarta-feira (13), Capacitação sobre o Protocolo do Manejo do Acidente Biológico, com o objetivo de dar prosseguimento à descentralização do Atendimento, iniciada em 2010, para outros hospitais de Campos. O treinamento vai permitir, ainda, a inclusão de sete municípios da região Norte Fluminense na execução do serviço, já que o Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, garantia também o atendimento aos pacientes desses municípios, sobrecarregando a unidade hospitalar.
A capacitação aconteceu das 8h às 17h no auditório do Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA). Participaram do encontro cerca de 80 representantes de hospitais particulares, públicos e contratualizados da cidade, além de representantes de São João da Barra, São Fidélis, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Francisco do Itabapoana e Carapebus.
A medida foi pactuada entre os municípios em diversas reuniões do Colegiado de Gestão Regional na Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), após solicitação do secretário Municipal de Saúde, Paulo Hirano. Durante o treinamento, as instituições locais e regionais definiram nova proposta de fluxograma para a descentralização.
- Com a nova determinação, os hospitais passarão a garantir o atendimento aos seus próprios funcionários. O programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (Past) da Secretaria de Saúde, que conta com o Núcleo de Acidentes Biológicos, também, vai continuar garantindo o acompanhamento e tratamento dos casos registrados, oferecendo medicamentos, exames de monitoramento e atendimento clínico - explicou o secretário de Saúde.
O Prontocardio e os Hospitais Plantadores de Cana, Dr Beda, HEAA, Santa Casa de Misericórdia, Beneficência Portuguesa e Geral de Guarus já estão fazendo os atendimentos, além do HFM, de acordo com a coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS, Rozângela Fonseca Azevedo. “As outras instituições de Campos que vão aderir ao serviço são a 4ª Policlínica do Corpo de Bombeiros Militar, Hospital da Unimed, Hospital Pró Clínicas, CentroCor e as unidades pré-hospitalares de Goytacazes, Travessão, Santo Eduardo e Ururaí”, afirmou Rozângela.
Treinamento - A capacitação contou com o Superintendente de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde, Charbell Kury, que abordou o tema “A contextualização do acidente biológico no Brasil, no Estado do Rio de Janeiro e na Região Norte Fluminense”. O responsável pelo Controle do Acidente Biológico do HFM, Telmo Garcia Junior, apresentou o Panorama do Acidente Biológico em Campos. Outros assuntos foram abordados, como o histórico da implantação do serviço, as situações de maio risco, formas de tratamento, liberação e fracionamento de insumos e processo de monitoramento.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa