Notícia no detalhe
PSE com atendimento de qualidade durante ação em escola
A dona de casa Carla Alessandra Abreu aproveitou a visita do projeto Estação PSE, do Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria Municipal de Saúde, na terça-feira, na Escola Municipal Professora Olga Linhares Corrêa, no Parque Calabouço, em Guarus, para que suas três filhas, estudantes da unidade, fossem atendidas gratuitamente. A pequena Aline Aires Júlio, de 5 anos, recebeu atendimento pediátrico e a mãe algumas orientações importantes. “É uma ótima oportunidade trazer as crianças para serem consultadas. Pela primeira vez, elas participam do programa. Foi muito bom ouvir da médica como está o estado de saúde delas”, conta aliviada.
Somente na pediatria, 90 crianças foram atendidas, sendo que 26 encaminhadas para outros especialistas. “Realizamos o atendimento básico na escola e os casos mais especiais são encaminhados pelo próprio pediatra. O médico faz o pedido e a equipe marca e avisa aos pais. Hoje, tivemos um caso extra na escola municipal, o pediatra detectou sopro no coração de um aluno. De imediato, marcamos uma consulta no Hospital Geral de Guarus (HGG) e o aluno foi atendido no mesmo dia”, explica a assessora técnica e administrativa do PSE, Sheila Márcia de Souza Nascimento, lembrando que o projeto ainda distribui alguns medicamentos.
Na ocasião, dezenas de estudantes foram atendidos em mais uma ação do projeto nas áreas de pediatria, odontologia, com a participação do programa Dentinho Saudável, oftalmologia, audiometria, vacinação, acuidade auditiva e visual. Profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também participaram com orientação da dengue e cuidados preventivos. Além dos atendimentos específicos, contadores de história da rede municipal também estiveram na escola com o personagem Chuvisquito.
Além do atendimento dos profissionais na unidade escolar, a ação contou ainda com apoio de três unidades móveis, que retornaram à escola nesta quarta-feira (13) para estender o trabalho em odontologia, oftalmologia e audiometria devido à grande demanda. “Os ônibus retornam para atender os demais alunos que não puderam ser atendidos na terça-feira”, explica Sheila.
Para a diretora da unidade escolar, Daniele Mothé, a ação é muita válida para toda a escola. “Os pais saíram daqui muito satisfeitos com os atendimentos. Temos 431 alunos matriculados, e sei que a maioria foi beneficiada com o projeto”, ressalta. O PSE percorre outras unidades ainda este mês: dia 14 na Creche Ana Beatriz Rangel da Silva; dia 19 na Escola Professora Eunícia Ferreira da Silva; dia 26 na Escola Marlene Henrique Alves; dia 28 na Creche Getúlio Vargas.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa