Notícia no detalhe
Solar do Visconde de Araruama terá duas vertentes
A revitalização do Solar Visconde de Araruama, prédio que abriga o Museu de Campos, segue seu ritmo normal e vai permitir que o espaço ganhe duas vertentes de atuação. Uma parte do museu será mantida como área de preservação da história e da cultura de Campos e, a outra, cumprirá o objetivo de tornar o museu vivo, promovendo a interatividade com a população, através do uso da informática e das novas tecnologias.
Segundo o presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, é desejo da Prefeita Rosinha Garotinho, que o Museu de Campos tenha essa diretriz em virtude do Arquivo Público Municipal, antigo Solar do Colégio, de concentrar a guarda e manutenção de todo o acervo documental do município. E, ainda, o Museu Olavo Cardoso, de oferecer seu espaço para exposições e discussões de temáticas variadas.
- O Museu de Campos, por tudo isso, terá um foco diferenciado, além de ter a função de reestruturar o nosso Centro Histórico, que vem passando por um resgate de sua importância e preservação, através de várias ações municipais - sintetiza Avelino.
As obras do Museu de Campos concentram duas etapas: a primeira envolve a restauração de todo o prédio com seu espaço físico, incluindo a recuperação das janelas, portas e materiais estruturais dos salões e demais áreas, trabalho em andamento há cerca de um ano e meio. A etapa seguinte é a parte administrativa, com o planejamento, organização e implantação da metodologia de trabalho e a definição da forma de atuar junto ao público.
- Somente poderemos dar início a segunda fase, após a parte física estar concluída. Quando isso ocorrer, vamos abrir licitação para escolha da empresa que vai elaborar um projeto para o Museu. Será tarefa dessa empresa relacionar os equipamentos e elaborar a programação para o funcionamento das atividades do Museu. Isso é algo que já acontece usualmente em unidades culturais. Um exemplo é o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) que, como outros espaços culturais, terceiriza serviços de empresas com knowhow na área da cultura - explica Avelino, destacando que o meio cultural da cidade também será ouvido.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa