Notícia no detalhe
Nova subsecretária da Educação nomeada hoje é servidora da rede há 18 anos
A servidora deu início aos trabalhos já nas primeiras horas desta quinta-feira (31), visitando obras em escolas municipais ao lado do secretário
Servidora Pública Municipal há 18 anos, gestora de uma das maiores escolas municipais por dez anos, formada em Pedagogia com pós-graduação em Gestão Escolar e supervisão, casada com outro servidor público da Guarda Civil Municipal. Esse é o perfil da nova subsecretária de Educação de Campos: Rita Abreu. Com a entrada dela, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) passa a ser conduzida pelo secretário Marcelo Feres e três subsecretárias mulheres: Carla Patrão, da área de Gestão Orçamentária e Finanças; Suzana da Hora Macedo, de Ciência e Tecnologia; e Rita cuja nomeação está publicada na Portaria 506 do Diário Oficial desta quinta-feira (31) (AQUI)
Ela será responsável por gerir os processos de Animação Cultural, banda de fanfarra, projetos esportivos, projetos pedagógicos, supervisão escolar, matrícula e serviço social da Seduct. Também vai acompanhar a organicidade e o andamento dos projetos de interesse junto ao Poder Legislativo, após deferimento do Secretário. Outra atribuição será atuar com objetivo de integração com as demais Subsecretarias e incentivar o trabalho em equipe entre os gestores. Sua função visa, ainda, contribuir para o desenvolvimento de projetos, oferecer capacitação e treinamento para os gestores e técnicos dos setores, planejar atividades visando à otimização dos processos e melhoria dos serviços prestados; entre outras funções.
"Há um ano, ela vinha participando ativamente do Comitê Permanente de Planejamento e Gestão (CPPG), e desempenhando um excelente trabalho, ganhando a confiança de todos, inclusive do prefeito Wladimir Garotinho. A Secretaria tem muito a ganhar com a chegada da Rita que conhece a realidade da rede a fundo. Além disso, tem sensibilidade, bom-senso, capacidade de escuta e muita coragem para enfrentar os desafios", afirmou Marcelo.
Ele acrescentou que o CPPG é composto por diretores que ajudam a Secretaria a pensar a educação, por meio de um processo de construção colaborativa. Trata-se de um espaço contínuo de participação ativa, com base no princípio democrático do processo decisório, visando à melhoria da qualidade do ensino. O CPPG é formado por quatro representantes da Seduct e 14 gestores escolares, sendo dois gestores por cada região do município, que analisam documentos, ajudam a tomar decisões importantes e contribuem com o planejamento para toda a rede.
"Recebi o convite para participar do grupo de trabalho da atual gestão da Seduct devido à participação no CPPG e por me identificar com a nova proposta educacional nesta retomada da educação. Além disso, tenho experiências vivenciadas pelos gestores no seu dia a dia. Minhas expectativas são grandes. Quero contribuir com a experiência que possuo em gestão escolar na rede, conhecendo tantos desafios que enfrentamos diariamente, onde poderemos planejar e trabalhar em equipe, traçando metas e buscando objetivos comuns em prol de uma educação de qualidade", afirmou.
Rita atuou na direção do Ciep Maestro Villa-Lobos, no Parque São José (Guarus) desde 2012, escola que entrou como pedagoga em 2008. Antes, porém, ela foi professora da Creche Dom Hélder Câmara, no Parque Leopoldina, a partir de 2004. Ela tem dois filhos com o Guarda Municipal Fidélis. "Pretendo trabalhar muito com nossos gestores de escolas e creches, trazendo suas demandas e planejando ações em conjunto", disse.
A partir de agora, ela também ficará à frente do CPPG. "O Comitê é um espaço de diálogo, discussão, planejamento e consultivo sobre os mais variados temas que englobam a educação e o planejamento de suas ações na gestão de nossas unidades escolares", comentou.
Rita falou, ainda, sobre o Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) que julga ser algo inovador. " O PAE visa à melhoria da educação, onde temos muitos atores envolvidos, que vai desde a formação continuada de nossos profissionais, bem como a utilização de tecnologias digitais e acordos com parceiros diversos que podem contribuir de alguma forma através de suas boas práticas à nossa Educação", explicou.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/05/2025 08:48:59 Prefeitura realiza reparos em vias com prioridade estratégica para a mobilidade
- 12/05/2025 08:37:21 Ferreira Machado avança com mais de 170 cirurgias ortopédicas eletivas em 2025
- 12/05/2025 08:08:13 Educação de Campos lança edital do Festival Curta Campos na Escola
- 11/05/2025 16:31:29 DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
- 11/05/2025 14:59:53 Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
Prefeitura realiza reparos em vias com prioridade estratégica para a mobilidade
1205 08h37Ferreira Machado avança com mais de 170 cirurgias ortopédicas eletivas em 2025
1205 08h08Educação de Campos lança edital do Festival Curta Campos na Escola
1105 16h31DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
1105 10h04Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore
6Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto