Notícia no detalhe
“Justiça para quem produz” em ato público no Rio daqui a pouco
O movimento “Justiça para quem produz”, liderado pela prefeita Rosinha Garotinho, presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) participa daqui a pouco, às 16h, do ato público no Rio de Janeiro contra a emenda do deputado Íbsen Pinheiro, que divide os royalties de petróleo para todos os estados e municípios do país. Cerca de 150 ônibus saíram de Campos nesta quarta-feira (17) com destino à capital. A concentração para o ato, que terá a participação do governador Sérgio Cabral, será na Candelária e os manifestantes seguirão, em passeata pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia, onde acontece a manifestação “Contra a Covardia – Em defesa do Rio”. A Candelária também já foi cenário de outras manifestações históricas como em 1984 pelas “Diretas Já”, reunindo uma verdadeira multidão.
Em entrevista coletiva no último sábado (13), o governador convidou toda a população fluminense a participar do ato e, em Campos, assim como em municípios da região, uma grande mobilização foi feita para levar um grande número de pessoas ao ato público. Assim como a prefeita, o governador também decretou ponto facultativo nesta quarta-feira, possibilitando que a população compareça em massa.
- Todos nós sabemos da importância que os royalties têm para a região e para o Estado do Rio. Sabemos que esta luta cresceu e chegou onde chegou porque a população de Campos se uniu. A mobilização que realizamos no dia quatro e que reuniu milhares de pessoas na Praça São Salvador foi apartidária. Todos os partidos estiveram presentes e puderam dar seus depoimentos. Foi um ato democrático, sem cor partidária - destaca a prefeita, ressaltando a importância do movimento iniciado no interior do estado.
Na participação da prefeita no retorno dos trabalhados legislativos, no dia 23 de fevereiro, ela convocou a sociedade civil organizada a entrar na luta em defesa dos royalties e, no dia 25, junto com os prefeitos de Macaé, Riverton Mussi, e de Quissamã, Armando Carneiro, além representantes dos outros municípios produtores da região, foi realizada uma grande reunião no Palácio da Cultura, quando foi definido que no dia quatro de março aconteceria a mobilização na Praça São Salvador.
- Não tomamos nenhuma decisão isolada. Tudo é feito em conjunto com os prefeitos e sociedade civil. Inclusive, a proposta do fechamento da BR-101 veio de um empresário de Macaé e foi aprovada por todos - , disse Rosinha Garotinho, que iniciou a luta para evitar perdas para municípios e estados em fevereiro do ano passado.
Entre as entidades que aderiram ao movimento, estão Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf), Instituto Federal Fluminense (IFF); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic), Associação dos Farmacêuticos do Norte Fluminense, Sindicato Rural de Campos, Sindicato dos Ceramistas de Campos, Sindicato dos Bancários; Faculdade de Odontologia de Campos (FOC), Faculdade de Medicina de Campos (FMC), entre outros, incluindo de município vizinhos.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 14:37:19 Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
- 12/10/2025 12:49:00 Dia das Crianças no Jardim São Benedito com a edição do "Vem pro Jardim"
- 12/10/2025 10:52:23 Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
- 12/10/2025 10:34:12 Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
1210 12h49Dia das Crianças no Jardim São Benedito com a edição do "Vem pro Jardim"
1210 10h52Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
1210 10h34Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
1210 09h27Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município