Notícia no detalhe
Projeto Nascer amplia vacina BCG para o HPC
A Secretaria municipal de Saúde ampliou a oferta da vacina contra tuberculose (BCG) para o Hospital Plantadores de Cana nesta segunda-feira (11). Dez bebês nascidos na maternidade nos últimos 3 dias já receberam a dose única da vacina durante a manhã de hoje. O serviço já é desenvolvido na maternidade do Hospital Beneficência Portuguesa (HPC), desde o ano passado. O objetivo é garantir a imunização dos bebês contra a doença, antes que eles recebam alta.
Este é mais um benefício que o governo municipal oferece às crianças da cidade, continuando a garantir, assim, o melhor Programa de Imunização do país. A meta é levar a vacina BCG para as outras maternidades do município públicas e particulares, a exemplo do que já acontece com a vacina contra a hepatite B, afirma o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano. “Na próxima quarta-feira (13), será a vez da maternidade da Santa Casa. A vacina BCG protege contra as formas graves da tuberculose, como as ósseas, as miliares e as extrapulmonares, além da meningite tuberculosa”, disse o secretário.
O superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, destaca a importância do projeto. “A medida vai contribuir para aumentar a cobertura vacinal e diminuir o índice de mortalidade infantil. A Secretaria quer aproveitar a oportunidade que a criança ainda está na maternidade para fazer um círculo de proteção vacinal”, afirmou Charbell.
De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Luís Clóvis Parente, em um universo de 180 novos casos da doença em 2010, de 5 a 8 casos foram em crianças. No entanto, os casos não foram apresentados nas formas graves da doença, o que comprova a eficácia da vacina. “Vacinar com BCG é indispensável, melhor ainda quando isso acontece ainda nas maternidades. Há mais 4 anos não se registra um caso de meningite por tuberculose em Campos”, frisou o médico.
Beneficiada - Antes mesmo de ser registrada em cartório, a pequena Maria Luiza, com 2 dias de vida, recebeu a proteção contra a hepatite B e contra tuberculose no HPC hoje. Ela e a mãe Maria Aparecida Teixeira, 19 anos, terão alta terça-feira (12), mas já receberam do Programa de Fraldas, a caderneta de vacinação e orientação. “? muito importante que ela cresça com saúde. O programa ajuda bastante nossa vida”, disse a jovem.
Serviços - A vacinação acontece por meio do Projeto Nascer em Campos, ligado ao Programa Municipal de Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (Paisca). O projeto realiza, ainda, trabalho de orientação às mães a respeito de assuntos como, amamentação, registro civil, primeiros cuidados com o bebê, calendário de vacinação, cuidados com a higiene, melhor maneira de colocar o bebê para dormir e alimentação pós-amamentação. A equipe também distribui kits com soro de reidratação oral. Profissionais do programa oferecem assistência nas maternidades diariamente, das 8h às 17h, inclusive nos finais de semana.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa