Notícia no detalhe
Projeto Nascer amplia vacina BCG para o HPC
A Secretaria municipal de Saúde ampliou a oferta da vacina contra tuberculose (BCG) para o Hospital Plantadores de Cana nesta segunda-feira (11). Dez bebês nascidos na maternidade nos últimos 3 dias já receberam a dose única da vacina durante a manhã de hoje. O serviço já é desenvolvido na maternidade do Hospital Beneficência Portuguesa (HPC), desde o ano passado. O objetivo é garantir a imunização dos bebês contra a doença, antes que eles recebam alta.
Este é mais um benefício que o governo municipal oferece às crianças da cidade, continuando a garantir, assim, o melhor Programa de Imunização do país. A meta é levar a vacina BCG para as outras maternidades do município públicas e particulares, a exemplo do que já acontece com a vacina contra a hepatite B, afirma o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano. “Na próxima quarta-feira (13), será a vez da maternidade da Santa Casa. A vacina BCG protege contra as formas graves da tuberculose, como as ósseas, as miliares e as extrapulmonares, além da meningite tuberculosa”, disse o secretário.
O superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, destaca a importância do projeto. “A medida vai contribuir para aumentar a cobertura vacinal e diminuir o índice de mortalidade infantil. A Secretaria quer aproveitar a oportunidade que a criança ainda está na maternidade para fazer um círculo de proteção vacinal”, afirmou Charbell.
De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Luís Clóvis Parente, em um universo de 180 novos casos da doença em 2010, de 5 a 8 casos foram em crianças. No entanto, os casos não foram apresentados nas formas graves da doença, o que comprova a eficácia da vacina. “Vacinar com BCG é indispensável, melhor ainda quando isso acontece ainda nas maternidades. Há mais 4 anos não se registra um caso de meningite por tuberculose em Campos”, frisou o médico.
Beneficiada - Antes mesmo de ser registrada em cartório, a pequena Maria Luiza, com 2 dias de vida, recebeu a proteção contra a hepatite B e contra tuberculose no HPC hoje. Ela e a mãe Maria Aparecida Teixeira, 19 anos, terão alta terça-feira (12), mas já receberam do Programa de Fraldas, a caderneta de vacinação e orientação. “? muito importante que ela cresça com saúde. O programa ajuda bastante nossa vida”, disse a jovem.
Serviços - A vacinação acontece por meio do Projeto Nascer em Campos, ligado ao Programa Municipal de Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (Paisca). O projeto realiza, ainda, trabalho de orientação às mães a respeito de assuntos como, amamentação, registro civil, primeiros cuidados com o bebê, calendário de vacinação, cuidados com a higiene, melhor maneira de colocar o bebê para dormir e alimentação pós-amamentação. A equipe também distribui kits com soro de reidratação oral. Profissionais do programa oferecem assistência nas maternidades diariamente, das 8h às 17h, inclusive nos finais de semana.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/03/2026 15:35:48 Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
- 13/03/2026 15:01:57 Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
- 13/03/2026 12:38:31 Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
- 13/03/2026 08:31:59 Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
- 13/03/2026 08:23:05 Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
1303 15h01Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
1303 12h38Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
1303 08h31Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
1303 08h23Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















