Notícia no detalhe
Secretaria de Agricultura realiza mais um Dia de Campo
Mais um Dia de Campo nesta quinta-feira (14), na Fazenda dos Irmãos Marques, na localidade de Espírito Santinho, onde, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio (Pesagro) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), estão sendo cultivados dois hectares de arroz da variedade de Epagri 109. A realização é da Secretaria Municipal de Agricultura, cuja proposta é, como teste, ofertar aos produtores do município sementes de alta qualidade em uma variedade mais adaptada à região.
Segundo o secretário Frederico Paes, a expectativa é para que sejam colhidas seis toneladas de grãos por hectare. “Vamos disponibilizar uma trilhadeira para incentivar o produtor a colher os grãos e ficar com parte da colheita para o consumo e comercialização. Da produção, apenas 10% do total colhido ficará com a Pesagro-RJ, que fará o tratamento necessário da semente para repassá-la na safra seguinte a outros produtores interessados. Essa variedade tem um potencial produtivo superior a 10 toneladas de grãos por hectare”, informou.
Programação - O Dia de Campo será aberto às 9h. Em seguida, às 9h30, está prevista a palestra “Sustentabilidade Econômica da Cultura em Pequenas Propriedades do Estado do Rio de Janeiro”. E às 11h, um Café da Roça.
Projeto - A rizicultura testada em Campos faz parte do projeto “Sustentabilidade econômica da cultura de arroz”, financiado pela Faperj e desenvolvido pela Pesagro-RJ, em parceria com municípios fluminenses. O objetivo principal é dar visibilidade aos pequenos produtores das tecnologias criadas e recomendadas com cultura do arroz. Para isso, foram instaladas seis unidades demonstrativas de três hectares nos municípios de Campos, Miracema e Rio das Ostras.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/05/2025 16:31:29 DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
- 11/05/2025 14:59:53 Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
- 11/05/2025 10:04:21 Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
- 11/05/2025 09:54:30 Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
- 11/05/2025 08:44:46 “Tardizinha Gospel” promete levar muito louvor e adoração ao Cais da Lapa em junho
DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
1105 10h04Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
1105 09h54Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
1005 15h07Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1105 14h59Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore
6Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto