A subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana, se reuniu esta semana com o Tenente Gustavo, do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com objetivo de firmar parceria para melhor atender às mulheres vítimas de violência doméstica no município. Entre os temas centrais abordados, estavam o acompanhamento às mulheres que estão com medida protetiva para evitar que retornem ao ciclo da violência.
De acordo com a subsecretária, a cooperação dos equipamentos públicos junto com órgãos da prefeitura é uma tentativa de erradicar a violência doméstica. “Nossa reunião foi muito proveitosa e terá desdobramentos com o responsável da Patrulha Maria da Penha no Estado, entre outros que estão em planejamento. A Segurança Pública, através da Patrulha Maria da Penha, que é um equipamento especializado, vem agregando à subsecretaria e ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam)”, informa Josiane, acrescentando que também estão sendo tomadas medidas para reforçar a segurança do prédio onde funciona a subsecretaria e o Ceam.
- A violência contra mulheres e meninas pode estar em qualquer lugar: No trabalho, na escola, na rua e, até mesmo, onde você menos imagina, que é dentro de sua própria casa. Acontece a qualquer hora do dia ou da noite e, na maioria das vezes, os gritos de socorro da vítima são ignorados por seus “expectadores”. A violência caracteriza-se por deixar marcas indeléveis e o que torna este crime tão singular é o fato de que seus agressores, geralmente, fazem parte do ambiente familiar ou do círculo de amizades da vítima - informa a advogada do Ceam Mercedes Baptista, Cristiane Figueira.
De acordo com Josiane, um café está sendo planejado para homenagear o Cabo Mota, que salvou uma mulher de afogamento, em fevereiro, no Rio Paraíba, no Centro. “Ele foi um verdadeiro herói ao se jogar no rio para salvar uma mulher. Queremos fazer uma homenagem simbólica, mas que represente todo nosso respeito pelo seu ato e pelo trabalho da corporação em defesa da mulher, principalmente, com a Patrulha Maria da Penha”, finaliza.