Notícia no detalhe
Biblioteca municipal como opção de leitura para todos os gostos
A Biblioteca Pública Municipal Nilo Peçanha oferece várias opções de leitura para a população, gratuitamente. Além de ser uma das maiores e mais equipadas da região, a biblioteca, localizada na Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, dispõe de mais de 30 mil livros e possui parte do acervo que pertenceu ao Presidente da República, Nilo Pessanha.
No espaço destinado à Biblioteca Pública Municipal Nilo Peçanha, também existe a Audioteca Sal e Luz, que funciona no Setor Braile do Palácio da Cultura. Nela existem cerca de 200 exemplares de livros em Braille, classificados conforme o sistema padrão: literatura, romance, poesia e clássicos brasileiros. O local conta, ainda, com 200 CDs, contendo obras como gêneros religiosos, romances, didáticos e infantis. Entre eles, “O Antigo Testamento” e “Quem mexeu no meu queijo”, de Spencer Johnson. Para ouvir o áudio, os interessados devem fazer cadastro e poderão ouvir o exemplar no local ou pegar emprestado por tempo determinado.
Os jornais também fazem parte da ampla variedade de leitura que a biblioteca disponibiliza. Segundo Maurício Xexéu, diretor da Biblioteca Municipal Nilo Pessanha, os jornais são arquivados no Setor Campos e relatam assuntos importantes ligados à cidade. Esse espaço existe desde quando a biblioteca foi fundada, há mais de 150 anos.
- A facilidade deste mecanismo é o acesso que o deficiente visual tem aos livros. Ele pode usufruir de uma série de opções de leitura de vários gêneros. Para as crianças, os livros infantis possuem até mesmo o contorno das figuras em braille - destacou o diretor da biblioteca, Maurício Xexéu.
Para o estudante Ralph Pessanha, a biblioteca facilita muito os alunos e possibilita um contato com leituras variadas e importantes. “Eu gosto muito de ler. Como faço curso técnico, preciso estar sempre me atualizando. Nem sempre tenho condições de comprar livros que preciso usar para estudar e na biblioteca eu encontro todos os que necessito”, afirmou Ralph.
O espaço fica aberto de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h, aos sábados de 8h às 12h e disponibiliza dois bibliotecárias para atender aos leitores. “A biblioteca é um espaço a mais de cultura e lazer, acrescenta o diretor Maurício Xexéu.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa