Notícia no detalhe
Hortas comunitárias em nova fase
A secretaria municipal de Agricultura e Pesca iniciou nesta quinta-feira (07) a colocação de novas placas de identificação nas 130 unidades do Programa Hortas Comunitárias. Além das placas, o programa está retomando o cultivo de legumes, verduras e folhagens típicas das hortas. A plantação das hortaliças ficou interrompido de outubro do ano passado a março de 2011, devido ao período de muito sol.
- Estamos na fase de preparo do solo, tombando e encanteirando, para retomar o plantio das hortaliças. A expectativa é que, dentro de 30 a 45 dias, as hortas já estejam produzindo alface, cenoura, beterraba e outras verduras e legumes. Houve essa interrupção, porque, durante a entressafra, o plantio das hortaliças típicas fica prejudicado por causa do período de muito sol. Mas nós plantamos outras variedades como abóbora, quiabo e milho para não deixar os terrenos e seus cuidadores ociosos - salientou o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Frederico Paes.
Cuidador de uma unidade do Programa Hortas Comunitárias, situada na Avenida XV de Novembro, Francisco Batista da Silva, 65 anos, é um dos que está se preparando para retomar o plantio das hortaliças, cultivadas sem agrotóxico e que complementam a renda familiar. Morador da Estrada de Brejo Grande, no subdistrito de Guarus, há 10 anos, Francisco dedica seus dias, incluindo fins de semana e feriados, aos cuidados com a horta. “Cuidar da horta é muito bom. Aqui eu recebo todo o material necessário e o apoio técnico da secretaria de Agricultura, além de sacolão e parte da produção, consumida por mim e minha família e também comercializada”, destacou Francisco.
Programa - De acordo com o secretário, 80% da produção de cada unidade do programa fica com o cuidador. O restante é entregue à secretaria para ser doada a escolas, creches, hospitais e entidades de prestação de serviços filantrópicos cadastrados. Além disso, segundo Frederico, mensalmente, a secretaria entrega cestas básicas aos cuidadores que mantêm as hortas limpas e com produção regular.
- O Programa Hortas Comunitárias é um trabalho altamente social, porque, além de beneficiar essas pessoas, impede que terrenos baldios sejam focos de proliferação de zoonoses causadas por roedores e insetos e contempla, em contrapartida, os proprietários com a isenção no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) - acrescentou Frederico.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/05/2025 16:31:29 DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
- 11/05/2025 14:59:53 Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
- 11/05/2025 10:04:21 Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
- 11/05/2025 09:54:30 Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
- 11/05/2025 08:44:46 “Tardizinha Gospel” promete levar muito louvor e adoração ao Cais da Lapa em junho
DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
1105 10h04Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
1105 09h54Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
1005 15h07Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1105 14h59Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore
6Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto