Notícia no detalhe
Mutirão contra dengue em mais de 30 pontos da cidade
A prefeitura deu início nesta quarta-feira (6) a um novo ciclo de mutirões de combate aos criadouros do mosquito da dengue, o aedes aegyti. Cerca de 450 agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estiveram envolvidos na ação, que aconteceu das 8h às 13h, em cinco pontos diferentes da cidade. Outras 28 localidades vão receber a ação até o final da próxima semana.
O mutirão começou na Lapa, sentido à rua Riachuelo. Os bairros João Seixas, Fazendinha, Parque Aurora e São Benedito também receberam os agentes para o combate à doença, que fizeram recolhimento de materiais inservíveis, aplicação de larvicidas e colocação de telas de caixa d´água. O trabalho aconteceu em, aproximadamente, 100 quarteirões.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, foram priorizadas as localidades com maiores índices de infestação predial, com base no Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti (LIRAa). “Seis carros fumacê estão auxiliando as ações, que integram a programação em comemoração pelo Dia Mundial da Saúde, no dia 7 de abril, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde”, afirmou HIrano.
O coordenador de programas do CCZ, Marcelo Duarte, lembra que outros três mutirões já foram realizados este ano em Farol de São Tomé, em Guarus e no Jóquei Clube. “Os novos agentes de combate a endemias, recém treinados por técnicos do CCZ, já estão fazendo treinamento prático nesses mutirões. No Parque São Benedito fizemos também o combate aos roedores”, disse Marcelo.
Medidas - Essa é mais uma estratégia do governo municipal para evitar uma epidemia da dengue. Além de ter reforçado a equipe de combate a endemias do CCZ, a prefeitura montou uma tenda junto ao Centro de Referência da Dengue (CRD), de 45 metros quadrados, para reforçar a assistência aos pacientes com suspeita da doença. A tenda dispõe de um consultório e uma sala de hidratação com oito poltronas, gerando capacidade para atender mais 70 pessoas por dia, aproximadamente.
Cronograma - Nesta quinta-feira (7), o mutirão vai contemplar os bairros de Goitacazes, Donana e Parque São José. Na sexta-feira (08), será a vez do Matadouro, Turf Clube, Salo Brand, Joquey Clube e Penha. Na próxima semana, a mobilização será realizada no Parque Maria de Queiroz, Chácara do João Ferreira, Carlos de Lacerda, Conselheiro Tomás Coelho, Centro, São Benedito, Parque Rosário, Tamandaré, São Caetano, Pelinca, Caju, Nova Brasília, Nossa Senhora do Rosário, Rui Barbosa, Parque Guarus, Vila Industrial, Vicente Dias, Parque Santo Antônio, Parque Prazeres e Bandeirantes.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa