Notícia no detalhe
Prefeitura proverá Dia do Campo na próxima semana
A secretaria municipal de Agricultura realiza no próximo dia 14, a partir das 9h, um Dia de Campo, na Fazenda dos Irmãos Marques, na localidade de Espírito Santinho, onde, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio (Pesagro), e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), estão sendo cultivados dois hectares de arroz da variedade Epagri 109. A proposta é, com o teste, ofertar aos produtores do município sementes de alta qualidade e uma variedade mais adaptada à região.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Frederico Paes, a expectiva é para que sejam colhidas seis toneladas de grãos por hectares. “Vamos disponibilizar uma trilhadeira para incentivar o produtor a colher os grãos e ficar com parte da colheita para consumo e comercialização. Da produção, apenas 10% do total colhido ficará com a Pesagro-RJ, que fará o tratamento necessário da semente para repassá-la na safra seguinte a outros produtores interessados. Essa variedade tem um potencial produtivo superior a 10 toneladas de grãos por hectare”, informou Frederico.
Programação - O Dia de Campo será aberto às 9h, pelo secretário. Em seguida, às 9h30, está prevista a palestra “Sustentabilidade Econômica da Cultura em Pequenas Propriedades do Estado do Rio de Janeiro”, a ser ministrada por Silvino Amorim Neto da Pesagro-RJ. Às 11, está marcado um Café da Roça.
Projeto - A rizicultura testada em Campos faz parte do projeto “Sustentabilidade econômica da cultura do arroz”, financiado pela Faperj e desenvolvido pela Pesagro-RJ em parceria com municípios fluminenses. O objetivo principal é dar visibilidade aos pequenos produtores, das tecnologias criadas e recomendadas com a cultura do arroz. Para isso, foram instaladas seis unidades demonstrativas de 3 hectares cada nos municípios de Campos, Miracema e Rio das Ostras.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/03/2026 18:07:34 Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
- 11/03/2026 17:20:52 Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
- 11/03/2026 16:55:52 Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
- 11/03/2026 15:53:48 Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
- 11/03/2026 14:37:30 Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
1103 17h20Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
1103 16h55Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
1103 15h53Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
1103 14h37Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 13, 16 e 18 de fevereiro
6Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval




















