Notícia no detalhe
Membros do Comudes visam sustentabilidade na região
Representantes da sociedade civil organizada, que tomaram posse nesta quinta-feira (31) no Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Comudes), falaram sobre a importância da entidade. Eles alegam que a proposta vem ao encontro do crescimento que Campos e região vêm vivendo nos últimos anos e defendem que este desenvolvimento seja praticado de maneira sustentável, visando o futuro. Todos acreditam no sucesso do Comudes e estão empenhados em produzir soluções adequadas.
A Prefeita Rosinha Garotinho assumiu a presidência do Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Comudes), dando posse aos membros em cerimônia solene, realizada na manhã desta quinta-feira (31), no Salão Nobre da Santa Casa de Misericórdia de Campos. Tomaram posse, além do vice-prefeito Doutor Chicão, o presidente da Câmara de Vereadores, Nelson Nahim; o procurador Geral do Município, Francisco de Assis Pessanha; o deputado federal Anthony Garotinho; e dezenas de integrantes de organizações governamentais e não governamentais, conselhos, entidades e associações representativas da sociedade civil organizada.
Firjan – O presidente regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Geraldo Coutinho, disse que a criação do conselho é de bastante relevância para garantir o processo de desenvolvimento na região. “Esta é uma solicitação que já vinha sendo feita há mais de 10 anos pelas entidades de classe e segmentos da sociedade. Parabenizamos a prefeita Rosinha e entendemos que este é o reconhecimento por parte dela no processo de desenvolvimento que é feito pelas mãos de quem tem interesse em buscar bons resultados para a nossa cidade”, comentou.
Comdim – Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Margarida Estela Mendes, Campos estava precisando deste viés. “É um marco para a nossa cidade no momento em que todos estão reunidos, pois não podemos cruzar os braços e contar, apenas, com o governo, para que o município tome as diretrizes de crescimento e que seja realmente a 'minha cidade, meu amor'. Isso depende de todos nós”, falou.
Fidesc – De acordo com o presidente do Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc), Nélio Artiles, essa iniciativa é valorosa e mostra o compromisso que existe com a sociedade. “Falar de sustentabilidade não é modismo, vai além disso. Na verdade, ela tem a ver com a responsabilidade com o homem e o meio ambiente. O que nós temos que fazer hoje em todo o planeta é um gerenciamento de risco, com ações corretivas e, principalmente, preventivas”.
Idoso – O presidente do Conselho Municipal da Defesa do Idoso, Delso Gomes, está na expectativa de que o conselho vá exercer a função de sustentabilidade. “Acredito que vai haver uma integração para que possamos desenvolver um trabalho melhor na assistência ao idoso”, ressaltou.
Santa Casa – O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Campos, Benedito Marques, considera oportuna a criação do Comudes. “É muito oportuno neste momento em que há toda uma movimentação da região. Quando se cria um conselho deste tamanho, a Santa Casa se sente honrada, pois sempre foi e será uma parceira do governo municipal. Esta é mais uma alavanca que se coloca no desenvolvimento de Campos”, disse o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Campos, Benedito Marques.
Acic – O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Amaro Ribeiro Gomes, disse que a criação do Comudes é imprescindível. “Diante de todo este complexo de desenvolvimento que está vindo aí, temos que ter um conselho que dê orientação para que tudo isso seja sustentável”.
CDL – “A sociedade econômica tem que acompanhar, dar condições e promover o desenvolvimento sustentável, que é incentivar a preservação do meio ambiente, para que a nossa geração e gerações futuras vivam com qualidade. É importante conscientizar a população com atividades múltiplas para vivermos no mundo em harmonia”, falou a presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Maria Luiza Schulz.
Uenf – O reitor da Universidade Estadual do Norte e Noroeste Fluminense (Uenf), Almy Junior, falou que hoje todos têm que falar em desenvolvimento sustentável e se comportar visando a sustentabilidade. “A universidade tem o papel fundamental na formação de recursos humanos, com viés de equilíbrio, social e forte, mas que também a pesquisa desenvolvida lá seja parte das políticas públicas implantadas na região. Um conselho desta natureza vai nortear a pesquisa que a universidade tem que fazer. A universidade produz ciências porque a sociedade demanda e a sociedade demanda quando ela é organizada”, comentou.
Corpo de Bombeiros – O comandante do 5º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), coronel Sila Pereira Rocha, afirma que a cidade de Campos está crescendo e que é preciso se preocupar com as consequências deste desenvolvimento para a sociedade civil e para o meio ambiente. “Entre os órgãos que trabalham com a questão da segurança, como o Corpo de Bombeiros, há uma preocupação muito grande nas consequências que este desenvolvimento vai acarretar para a região”, esclareceu.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 18:58:08 Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
- 18/09/2025 18:04:13 Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
- 18/09/2025 17:34:08 Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
- 18/09/2025 16:40:37 Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
- 18/09/2025 15:43:42 Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
1809 18h04Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
1809 17h34Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
1809 16h40Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
1809 15h43Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
3Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles