Notícia no detalhe
Seminário Volta às aulas sem dengue reúne secretarias
As Secretarias de Educação e Saúde promoveram nesta quarta-feira (30), o seminário “Volta às aulas sem dengue”, direcionado aos supervisores de área do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), professores e funcionários de 60 escolas da rede municipal que atuarão como agentes multiplicadores no projeto “Todos contra a dengue”. O encontro aconteceu no auditório Cristina Bastos do Instituto Federal Fluminense (IFF) e tem a finalidade de capacitar a equipe que atuará no combate e prevenção do mosquitor transmissor da doença, o aedes aegypt.
Na abertura, animadoras culturais apresentaram uma esquete que informou, de maneira divertida, à platéia sobre os cuidados que devem ser tomados em relação à dengue. Em seguida, a pesquisadora e professora graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maria Isabel Madeira Liberto, deu início à palestra do professor graduado em Farmárcia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Maulori Curié Cabral, com a apresentação um charge-okê com um mosquito cantando “A festa”.
Maulori abordou o tema “Dengue tem solução”, através de orientações quanto às medidas preventivas para impedir que a doença atinja as famílias no município e informou que todas as ações são válidas no combate. “O mosquito transmissor da dengue está cada vez mais resistente, por isso, é necessário todo o cuidado quanto ao lixo e a água parada”, disse o professor.
- Cada educador tem um papel muito importante, capaz de mudar a sociedade. Precisamos ser um exército no combate à dengue e os alunos, agentes mirins, serão os parceiros dos supervisores do CCZ. Os agentes multiplicadores participarão de capacitação mensalmente - destacou a secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu.
A coordenadora de Ciências, Claudete Soares, informou que, na parte da tarde, serão realizadas oficinas de mosquitérica (mosquiteira genérica), instrumento metodológico científico e educacional que identifica e combate a presença do aedes aegypt na vizinhança, acrescentando, ainda, que o início das atividades e do trabalho nas unidades escolares da rede está previsto para o dia 12 de abril.
O seminário contou com as presenças da Secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu, do Superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, do Técnico Coordenador da Dengue do CCZ, Marcelo Duarte e da Coordenação de Ciências da Secretaria de Educação.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 19:27:15 Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
- 15/05/2025 18:49:17 Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
- 15/05/2025 18:38:46 Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
- 15/05/2025 18:29:54 Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
- 15/05/2025 16:36:32 Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
1505 18h49Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
1505 18h38Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
1505 18h29Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
1505 16h36Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional