Notícia no detalhe
Saúde implanta Núcleo de Prevenção ao Câncer de Pele
Preocupada com a saúde dos trabalhadores, a prefeitura traz mais uma novidade. A Secretaria Municipal de Saúde implantou, este ano, o Núcleo de Prevenção ao Câncer de Pele, para dar atenção especial aos vendedores ambulantes, garis, pescadores, trabalhadores rurais, professores de educação física e todos os trabalhadores formais e informais que estejam vulneráveis ao câncer de pele e dermatoses ocupacionais.
O núcleo funciona no Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (PAST), localizado na Rua Siqueira Campos, 108, ao lado do Automóvel Clube, e conta com profissionais na área de dermatologia clínica, enfermagem do trabalho e serviço social. De acordo com a coordenadora do PAST, Mara Carvalho, a demanda do núcleo pode ser espontânea ou por indicação de sindicatos, Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou qualquer entidade da sociedade civil organizada.
la lembra que esses profissionais ficam expostos ao sol diariamente e por períodos prolongados, estando mais suscetíveis a serem acometidos pela doença. “Hoje, no Brasil, o câncer de pele corresponde a 25% de todos os tumores malignos, mas que pode ser prevenido tomando alguns cuidados. O trabalhador deve observar alterações na sua pele, como manchas e elevações, conhecidas popularmente como verrugas. Elas surgem geralmente após os 40 anos, principalmente no rosto, tronco, braços e pernas”, explicou Mara.
Serviços - O PAST é voltado ao trabalhador com problemas de saúde ou que tenha sofrido algum acidente em decorrência do trabalho. Em 2010, o programa realizou 15.056 atendimentos, oferecendo diferentes serviços. O órgão registrou, no mesmo ano, 3.093 acidentes do trabalho, sendo as fraturas os mais comuns.
Além do Núcleo de Prevenção do Câncer de Pele, o órgão conta ainda com o Núcleo de Acidentes Biológicos, Posto de Notificação no Hospital Ferreira Machado (HFM), ambulatório de Saúde Ocupacional, ambulatório de reumatologia, aparelho locomotor, ambulatório de fisioterapia, hidroterapia, ambulatório de Psicologia do Trabalho, ambulatório de enfermagem do trabalho, segurança do trabalho, direito do trabalho e Núcleo de Assistência Social.
Projetos - Um dos projetos de destaque do PAST é o “Saúde Acima do Lixo”, por meio do qual uma equipe realiza um levantamento da saúde de todos os trabalhadores do aterro sanitário, a fim de localizar e encaminhar pessoas com problemas de saúde decorrentes do trabalho ao atendimento médico. O projeto leva vacinas e palestras ao encontro do trabalhador do aterro sanitário.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa