Notícia no detalhe
Prefeito sanciona lei de Programa de Bolsas de Pesquisa Científica
A concessão das bolsas acontecerá por meio de programas específicos da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, conforme publicado no Diário Oficial
O prefeito Wladimir Garotinho sancionou a lei do Programa Municipal de Bolsas de Pesquisa Científica, Tecnológica, Extensão e Empreendedorismo, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Trata-se da Lei número 9.130 de 17 de dezembro de 2021, publicada no Diário Oficial do dia 5 de janeiro - aqui , e atualizada na Lei nº 9.134, de 11 de janeiro – aqui
Os valores das bolsas e/ou taxas de bancada variam até R$ 1.500. O objetivo, segundo ele, é “estimular a vocação científica e a formação de novos pesquisadores, a qualificação, a oportunidade de negócios, a geração de empregos, a criação e o fortalecimento de empresas de base tecnológica (startups), da economia criativa e do comércio local”, explicou o prefeito.
Segundo o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, o Programa de Bolsas propõe as seguintes modalidades: Bolsas de Iniciação Científica Júnior destinadas aos alunos do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos – VI a IX fase; Bolsas de Apoio Científico e Tecnológico destinadas ao Professor Orientador do Ensino Fundamental II, 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos – VI a IX fase; Bolsas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão, destinadas aos estudantes de graduação, matriculados nos cursos das Instituições de Ensino Superior públicas e privadas do município.
Outras modalidades estão previstas, como: Bolsas de Apoio Científico e Tecnológico destinadas ao Professor Orientador, vinculado às Instituições de Ensino Superior públicas e privadas do município; Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico destinadas aos profissionais de nível superior, com propostas de projetos de inovação e/ou criação de empresas de base tecnológica (startups); e Bolsas de Empreendedorismo destinadas aos profissionais de nível superior, com propostas de projetos que envolvam os quatro segmentos da Economia Criativa (consumo, mídias, cultura e tecnologia).
“A concessão das bolsas acontecerá por meio de programas específicos da Seduct, conforme publicamos no Diário Oficial. Dentre eles, o Programa Mais Ciência na Escola, destinado aos alunos e professores orientadores do Ensino Fundamental II, do 6o ao 9o ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Outro programa é o Mais Ciência, destinado aos estudantes de graduação e professores orientadores vinculados às Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do município”, destacou Marcelo.
Outros dois Programas são o “Startup Campos”, destinado aos profissionais de nível superior, com propostas de projetos de inovação e/ou criação de empresas de base tecnológica (startups); e Programa “Economia Criativa”, destinado aos profissionais de nível superior, com propostas de projetos que envolvam os quatro segmentos da Economia Criativa.
As despesas serão custeadas com verba proveniente da fonte de recursos de royalties, vinculados à Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura, conforme Lei Federal e da fonte de recursos próprios do Município.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/03/2026 10:35:17 “Vem pro Lagamar” vai agitar a praia de Farol no domingo de Páscoa
- 15/03/2026 10:04:41 Comissões de Sindicância e Inquérito: transparência e valorização dos servidores
- 15/03/2026 09:26:47 Otimizando o atendimento: Procedimentos solicitados no Núcleo e nas UBS
- 14/03/2026 15:58:29 Imuniza Campos: UBSF da Penha é a primeira a receber nova estratégia vacinal
- 14/03/2026 15:29:41 Wladimir e Frederico anunciam praça e creche no Morar com Saúde do Aldeia II
“Vem pro Lagamar” vai agitar a praia de Farol no domingo de Páscoa
1503 10h04Comissões de Sindicância e Inquérito: transparência e valorização dos servidores
1503 09h26Otimizando o atendimento: Procedimentos solicitados no Núcleo e nas UBS
1403 14h23Hospital São José promove ação para comemorar o Mês da Mulher
1403 15h58Imuniza Campos: UBSF da Penha é a primeira a receber nova estratégia vacinal
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















