Notícia no detalhe
CCZ inicia treinamento para novos agentes de combate à dengue
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciou nesta quarta-feira (23), treinamento para 92 novos agentes de endemias. Eles vão reforçar o combate ao mosquito da dengue, o aedes aegypti, no município. A capacitação acontece no Sindicato Rural de Campos, na Pecuária, ao lado do CCZ, até sexta-feira (25), das 8h às 12h.
O palestrante e supervisor geral de combate à dengue, Silvio Pinheiro, falou ao novo grupo sobre a biologia do vetor, as medidas de controle e a visita domiciliar. “Hoje (quinta-feira, 24), vamos abordar o reconhecimento geográfico e aplicar exercícios para baixar o volume de depósitos inservíveis. Traremos amostras de larvas para que eles saibam identificá-las nos imóveis visitados e o material que irão utilizar”, explicou Pinheiro.
Na sexta-feira (25), o grupo fará o preenchimento dos boletins usados no trabalho de rotina e a avaliação dos conhecimentos adquiridos. “É muito bom saber que vamos ajudar a cidade a vencer essa guerra contra o mosquito da dengue. Estamos vendo que, com informação e orientação, não é tão difícil combater os criadouros. Basta cada um fazer sua parte”, opinou Beatriz de Oliveira, 38 anos, que também participou de treinamento.
Segundo o secretário de Saúde, Paulo Hirano, a proposta do treinamento é oferecer ensinamentos sobre a metodologia de trabalho, formas de prevenção, aplicação do veneno, eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue e o tipo correto de inseticida. “Eles vão somar esforços junto aos cerca de 450 agentes que já atuam no combate à dengue”, explicou Hirano.
O novo grupo vai atuar, principalmente, nos mutirões realizados pela prefeitura, que tem objetivo de fazer busca ativa e eliminação dos criadouros do mosquito. O reforço na equipe é mais uma estratégia de combate à dengue, para evitar uma epidemia e mortes, já que o Ministério da Saúde colocou o estado do Rio de Janeiro no mapa de risco da dengue, apontando alguns municípios com maior probabilidade de ter uma epidemia da doença.
Outra medida importante diz respeito à implantação de tenda junto ao Centro de Referência da Dengue (CRD), que começou a funcionar segunda-feira (21), com mais um consultório e uma sala de hidratação com oito poltronas, gerando capacidade para atender mais 70 pessoas por dia, aproximadamente.
Profissionais da saúde - Enfermeiros e médicos também participarão de mais um curso de atualização nos dias 29 e 30 deste mês. O curso será ministrado das 17h às 20h, nos dois dias, pelo superintendente de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, Charbell Kury, e pelo diretor do Centro de Referência da Dengue (CRD), Luiz José de Souza, na Faculdade de Medicina de Campos.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa