Notícia no detalhe
CCZ inicia treinamento para novos agentes de combate à dengue
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciou nesta quarta-feira (23), treinamento para 92 novos agentes de endemias. Eles vão reforçar o combate ao mosquito da dengue, o aedes aegypti, no município. A capacitação acontece no Sindicato Rural de Campos, na Pecuária, ao lado do CCZ, até sexta-feira (25), das 8h às 12h.
O palestrante e supervisor geral de combate à dengue, Silvio Pinheiro, falou ao novo grupo sobre a biologia do vetor, as medidas de controle e a visita domiciliar. “Hoje (quinta-feira, 24), vamos abordar o reconhecimento geográfico e aplicar exercícios para baixar o volume de depósitos inservíveis. Traremos amostras de larvas para que eles saibam identificá-las nos imóveis visitados e o material que irão utilizar”, explicou Pinheiro.
Na sexta-feira (25), o grupo fará o preenchimento dos boletins usados no trabalho de rotina e a avaliação dos conhecimentos adquiridos. “É muito bom saber que vamos ajudar a cidade a vencer essa guerra contra o mosquito da dengue. Estamos vendo que, com informação e orientação, não é tão difícil combater os criadouros. Basta cada um fazer sua parte”, opinou Beatriz de Oliveira, 38 anos, que também participou de treinamento.
Segundo o secretário de Saúde, Paulo Hirano, a proposta do treinamento é oferecer ensinamentos sobre a metodologia de trabalho, formas de prevenção, aplicação do veneno, eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue e o tipo correto de inseticida. “Eles vão somar esforços junto aos cerca de 450 agentes que já atuam no combate à dengue”, explicou Hirano.
O novo grupo vai atuar, principalmente, nos mutirões realizados pela prefeitura, que tem objetivo de fazer busca ativa e eliminação dos criadouros do mosquito. O reforço na equipe é mais uma estratégia de combate à dengue, para evitar uma epidemia e mortes, já que o Ministério da Saúde colocou o estado do Rio de Janeiro no mapa de risco da dengue, apontando alguns municípios com maior probabilidade de ter uma epidemia da doença.
Outra medida importante diz respeito à implantação de tenda junto ao Centro de Referência da Dengue (CRD), que começou a funcionar segunda-feira (21), com mais um consultório e uma sala de hidratação com oito poltronas, gerando capacidade para atender mais 70 pessoas por dia, aproximadamente.
Profissionais da saúde - Enfermeiros e médicos também participarão de mais um curso de atualização nos dias 29 e 30 deste mês. O curso será ministrado das 17h às 20h, nos dois dias, pelo superintendente de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, Charbell Kury, e pelo diretor do Centro de Referência da Dengue (CRD), Luiz José de Souza, na Faculdade de Medicina de Campos.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/05/2026 09:03:39 O empurrão que faltava: conheça o “Fundecam Empreendedor”, para pequenos negócios
- 26/05/2026 08:46:37 Idosos e mulheres terão atendimentos especiais no Prefeitura em Ação de Ururaí
- 26/05/2026 08:12:14 Campos representada no 11º Fórum dos Dirigentes Municipais de Educação
- 26/05/2026 08:04:12 Projeto “Conhecendo o Escritório Social” será realizado na Universo nesta quinta
- 25/05/2026 19:42:45 Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
O empurrão que faltava: conheça o “Fundecam Empreendedor”, para pequenos negócios
2605 08h46Idosos e mulheres terão atendimentos especiais no Prefeitura em Ação de Ururaí
2605 08h12Campos representada no 11º Fórum dos Dirigentes Municipais de Educação
2605 08h04Projeto “Conhecendo o Escritório Social” será realizado na Universo nesta quinta
2505 19h42Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
Gabaritos das provas do concurso para Educação de Campos são liberados
2Ponte Barcelos Martins: Saque-Calamidade liberado para trabalhadores de Guarus
3Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
4Provas do concurso público da educação de Campos aplicadas neste domingo
5Inscrições online para processo seletivo da Assistência Social já estão abertas
6Concurso da Educação tem grande adesão e reforça confiança na rede pública





















