Dentro da Campanha Dezembro Laranja, de conscientização sobre o câncer de pele, a Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa realiza, nesta quinta-feira (10), às 09h30, no Centro Dia, palestra de conscientização sobre o câncer de pele e os cuidados com a pele no verão. A palestra será ministrada pelas dermatologistas Liana Almeida e Ana Paula Almeida. No próximo dia 17, haverá o 6º e último mutirão do ano no equipamento. Os pacientes atendidos neste dia já receberam encaminhamento para os procedimentos necessários.
Este ano, foram realizados cinco mutirões contra o câncer de pele no Centro Dia, sendo um a cada mês. Durante os mutirões, as lesões são avaliadas e, dependendo do tipo de lesão, são devidamente tratados. Aos que recebem indicação, estão sendo realizadas cauterizações. Nos cinco mutirões, cerca de 100 cauterizações foram realizadas. Durante a palestra, duas pacientes atendidas no mutirão estarão dando seus depoimentos.
Segundo a subsecretária, Rosilani Tavares, o trabalho de conscientização realizado pelo Centro Dia mensalmente evita que os casos diagnosticados sejam agravados. “Todos aqueles que necessitam de um tratamento para essas lesões, que têm risco de transformar em câncer de pele, estão sendo agendados para esse dia de combate ao câncer de pele”, explica.
O Dezembro Laranja é uma campanha de conscientização sobre o Câncer de Pele, que foi criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.
Ceratose actínica – Doença de pele considerada pré-maligna, causa pela exposição ao sol. Trata-se de lesão de pele pré-cancerosa que deve ser tratada para reduzir o risco de transformação em um câncer de pele. O procedimento de cauterização química é um dos tratamentos indicados para combater lesões deste tipo e está sendo realizado em todos os idosos que possuem essa indicação e que estão em acompanhamento no Centro Dia do Idoso.