Notícia no detalhe
Campos receberá cineasta nas oficinas Guias Afetivos
Campos receberá o escritor, diretor teatral e cineasta Marcus Vinícius Faustini, nos próximos dias 26 e 27, dando início ao ciclo de oficinas Guias Afetivos 2011. Em parceria com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, as oficinas acontecerão a partir das 9h, no auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura. Jovens, adultos e idosos podem participar gratuitamente das oficinas. A intenção do Guias Afetivos é criar experiência artística criativa, que valorize as vivências pessoais de cada participante, com foco no desenvolvimento da estética particular.
Os participantes contam com dinâmicas em torno dos eixos: “Corpo: percepção do indivíduo enquanto agente capaz de manipular e intervir nos instrumentos de criação”, “Palavra: o incentivo a leitura e produção de textos” e “Território: promover a identificação do capital cognitivo oriundo a cada região em suas peculiaridades”.
A oficina propõe uma metodologia para a produção de memória que, através de práticas artísticas em torno da linguagem literária, cria intervenções em territórios diversos. O foco é a vivência do indivíduo na cidade, como suas impressões, articulações e reflexões podem se tornar expressões estéticas, a partir do uso da palavra.
O projeto foi criado a partir do romance “Guia Afetivo da Periferia”, de Marcus Vinícius Faustini, lançado pela editora Aeroplano, em dezembro de 2009. O livro conta a história de um jovem de origem popular que circula a cidade e apresenta suas percepções sobre o cotidiano diverso da cidade do Rio de Janeiro.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/08/2025 19:06:14 Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
- 27/08/2025 18:28:29 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
- 27/08/2025 17:48:49 Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
- 27/08/2025 16:47:29 Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
- 27/08/2025 16:43:58 Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
2708 18h28Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
2708 17h48Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
2708 16h47Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
2708 16h43Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia