Notícia no detalhe
Prevenção contra hipertensão e diabetes no Jardim Aeroporto
O Programa de Prevenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes (Hiperdia), da Secretaria Municipal de Saúde, segue promovendo o trabalho de prevenção, orientação e busca ativa de pessoas portadoras das duas doenças. Nesta terça-feira (22), equipes do programa estarão na Associação de Moradores do Jardim Aeroporto, em Guarus, das 12h às 17h, fazendo atendimento médico, aferição da pressão arterial, aferição de glicemia capilar e cadastramento de pacientes.
O trabalho acontecerá em ação conjunta com o Departamento do Idoso. O objetivo do programa é fazer com que as pessoas estejam informadas a respeito dessas patologias e possam ter melhor qualidade de vida, como explicou a coordenadora, Maria Fernanda Gomes.
- Realizamos o cadastro de pessoas que nem sabiam que tinham diabetes. Essas pessoas são encaminhadas às unidades de saúde do município e o cadastro é enviado ao Ministério da Saúde - disse.
Apenas três unidades de saúde do município contavam com os serviços do Hiperdia até 2008. Atualmente 11 pólos espalhados pela cidade dão suporte à população, ajudando a controlar e até evitar doenças: no Centro Dia, Hospital São José, Clube da Terceira Idade do Centro, no Centro de Referência e Tratamento de Lesões Cutâneas e Pé Diabético e nas UBSs Alair Ferreira (pq Vicente Dias), Jamil Abdu (Pecuária), Santa Helena, Penha, Turf Clube, Fazendinha e Servidor.
O programa dispõe de assistente social, cardiologista e exame de eletrocardiograma. Segundo a médica, há aproximadamente 50 mil diabéticos em Campos. Desse total, cerca de 36 mil estão cadastrados no Hiperdia. “Cerca de 80% dos pacientes cadastrados são portadores das duas doenças”, acrescentou. Até 2009, havia 29 mil cadastrados.
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, lembrou que a hipertensão e o diabetes são doenças inter-relacionadas que, se não tratadas, aumentam o risco de doenças vasculares como enfartes do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e doenças dos membros inferiores. “A hipertensão é duas vezes mais comum em diabéticos e aumenta com a idade”, afirmou.
Últimas Notícias adicionadas
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa